×
Loading ...

De que cores são as lagartixas?

Atualizado em 21 novembro, 2016

As lagartixas variam muito em suas cores, de verde a marrom e praticamente qualquer cor entre estas. A cor do animal, que ajuda a protegê-lo de predadores, depende do ambiente onde ele vive.

As lagartixas existem em várias cores (gecko image by Undy from Fotolia.com)

Mudança de cor

A lagartixa de crista tem a capacidade única de mudar de cor durante a vida. Quando são filhotes, elas geralmente possuem uma cor avermelhada, depois, conforme o tempo passa, trocam de cor, variando de cor de tijolo a amarelo, alaranjado, cinza e preto. Conforme a lagartixa amadurece, pode mudar a concentração de sua cor. Apesar da mudança geral durante a vida do animal, a cor também pode mudar de intensidade durante o dia, dependendo de diferentes fatores emocionais e ambientais. Em geral, a coloração será mais intensa durante a noite, quando a lagartixa é mais ativa.

Loading...

Pintadas

Várias espécies de lagartixa são pintadas. A lagartixa-leopardo possui uma coloração leve de bronze com pontos marrons escuros em todo o corpo. Os pontos são semelhantes aos presentes nos leopardos. A lagartixa Tokay tem o corpo acinzentado coberto por pontos vermelhos escuros. Elas podem mudar o tom de seus pontos para se camuflarem melhor. A lagartixa crocodilo possui marcas que a fazem parecer semelhantes a um pequeno crocodilo. Suas cores geralmente variam de cinza claro a escuro ou a marrom.

Verde

As lagartixas verdes podem variar de estampas leves até cores vivas. A lagartixa-ibérica possui uma cor verde brilhante e possui pontos em seu corpo, cauda e patas. Estes são geralmente amarelos ou brancos. Outras lagartixas podem ser de várias variedades. No geral, elas possuem uma cor verde viva que quase parece brilhar. O verde varia de verde-oliva até o verde piscina. Dependendo da variedade do animal, as marcas podem variar de vermelho escuro a vermelho vivo, dourado ou azul. O topo da lagartixa possui cores vivas e a parte inferior é de uma cor mais suave para ajudar a protegê-la de predadores.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...