Cores motivadoras para quarto de crianças

Escrito por sara john | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cores motivadoras para quarto de crianças
A cor é uma ferramenta importante para criar uma atmosfera motivante para crianças (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cor é um aspecto essencial na decoração de qualquer casa e a pintura das paredes é geralmente uma das primeiras decisões quando decoramos um quarto. O impacto que a cor tem em nosso humor é físico e psicológico e ela pode ser usada para inspirar diversos sentimentos. Para aumentar a motivação, a cor pode ser uma valiosa aliada. Ao pintar um quarto infantil com a motivação em mente, adote o uso de cores estimulantes e fortes, ao invés dos tons pastéis ou neutros. Tonalidades específicas funcionam melhor para motivar do que outras.

Outras pessoas estão lendo

A cor influencia o humor

Pelo fato de a cor poder influenciar emoções e produtividade, é importante fazer escolhas sábias. Cores fortes, particularmente tonalidades de vermelho ou violeta, têm a tendência de estimular a adrenalina, o que aumenta a energia e indiretamente melhora a produção. Dependendo do tom, o amarelo e o verde são motivantes e encorajam uma atitude mais animadora. Amarelo-limão, de acordo com a teoria das cores, é a primeira cor reconhecida pelo cérebro e pode aumentar significantemente a compreensão. Adicionalmente, a decoração moderna adota amplamente o verde musgo, porque é esteticamente agradável e altamente motivacional, sem que seja distrativo. A chave para qualquer cor é usá-la com moderação, pois cores fortes, embora energizantes, podem distrair. Ao invés de pintar um cômodo inteiro, pinte uma única parede ou inclua traços de uma cor motivacional. Isso assegurará um espaço visualmente interessante e mais confortável para se trabalhar.

Cores motivadoras para quarto de crianças
Cores fortes devem ser usadas com prudência (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Cores para evitar

Tons pastéis e neutros são amplamente usados em quartos e banheiros por promoverem um efeito de calma que pode não ser adequado para um ambiente de trabalho. O azul, dependendo da tonalidade, é uma das melhores cores para manter o foco e a produtividade, mas não é frequentemente aplicado em áreas que visam à motivação. De acordo com a psicologia das cores, o azul aumenta a disposição para leitura significativamente. Se azul for a sua cor favorita, a tonalidade escolhida é importante. Ao invés de tons suaves e pálidos, procure tons safira fortes e tons de joias, que são brilhantes e vívidos. Para uma cor mais calmante, considere misturar uma combinação de azul e outro tom complementar ou contrastante. O roxo, particularmente o violeta, e tons ametistas podem parecer ideais para um local de trabalho, mas são conhecidos por inspirar devaneios. Essas cores são melhores empregadas em espaços criativos do que em ambientes de trabalho.

Cores motivadoras para quarto de crianças
Tons roxos podem inspirar distração (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Combinações de cores

Se o projeto motivador for para um quarto infantil, utilizar uma combinação de cores pode ser ideal. Use uma cor motivante e forte em uma parede e cubra as outras paredes com um tom mais suave. Essa diferença ajudará na definição de espaço de trabalho contra espaço para dormir e ficará visualmente mais atraente. Branco e preto é uma combinação clássica que, na decoração moderna, pode ser temperado com vermelho fogo ou rosa flamingo. Essas cores são ideais para criar uma atmosfera motivadora, porém moderna e relaxante. Branco e vermelho são energizantes, enquanto o preto é uma cor poderosa, e usando-as combinadas evita que sejam cansativas.

Cores motivadoras para quarto de crianças
Branco e preto, com uma pitada de vermelho, cai bem (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Tamanho do quarto

O tamanho do quarto é a chave para determinar que cores funcionam melhor. Para quartos pequenos ou sem muita luz natural, tonalidades pastéis ou neutras são normalmente preferíveis. Elas refletem a luz e fazem com que os quartos pareçam maiores, mas também podem desaparecer em espaços mais amplos. Tons escuros podem funcionar em um quarto pequeno, contanto que haja ampla luz, para evitar a sensação de estar em uma caverna. Para clarear cores muito brilhantes ou escuras, considere misturar tons pintando duas paredes de uma cor e duas de outra. Isso funciona bem para manter o espaço interessante e evitar a sobrecarga.

Cores motivadoras para quarto de crianças
Se o quarto for pequeno e com pouca luz natural, use tons pastéis (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível