Cores para as paredes que estimulam a calma

Escrito por benna crawford | Traduzido por carla yoshida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cores para as paredes que estimulam a calma
Cores podem ser usados para acalmar ou revigorar o tom do ambiente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Uma sala sensorial é um espaço terapêutico designado para estimular os sentidos das pessoas que possuem alguma deficiência neurológica. É um espaço controlado em que a luz, o som, a textura e até mesmo a cor são manipulados para estimular certas áreas do cérebro e, assim, acalmá-las, concentrá-las ou despertá-las. As salas sensoriais usam cores para adaptar os pacientes, mudar o estímulo e extrair respostas previsíveis a certas cores. Uma forma de conduzir a terapia é mudar as cores contra um fundo neutro. Pode-se adaptar essas idéias das salas sensoriais para os quartos das crianças ou em áreas de estar na sua própria casa.

Outras pessoas estão lendo

Usos terapêuticos de uma sala sensorial

A sala sensorial tem sido adaptada para ser usada para acalmar e reciclar pacientes com uma série de desordens sensoriais. As salas têm provado eficiência em crianças com necessidades especiais, gerenciamento de dores crônicas, demência, psiquiatria adulta, adultos com deficiência no aprendizado, trauma crânioencefálico, desordem da integração sensorial, síndrome de Asperger, autismo e derrame. As idéias para uma sala sensorial podem ser úteis em casa como uma extensão da terapia prescrita. As cores são tipicamente claras ou branca, e as salas têm cortinas escuras de forma que a simulação visual pode ser completamente controlada. Mas, uma vez que o objetivo da sala é criar um alto nível de conforto para o ocupante, uma sala sensorial pode ser de qualquer cor que alcance esse objetivo.

Branco

Uma sala multi sensorial toda branca permite o jogo de cor para o tratamento para acalmar e focar. O equipamento comum para criar a mudança e movimento de cor em uma sala branca é o spray de fibra ótica que pode ser programado para mudar a cor. Um paciente segura a fibra ótica, senta-se do lado dela, experiencia as cores refletidas pelos espelhos ou simplesmente observa os padrões de luzes que as mudanças de cores fazem nas pardes brancas. Outros equipamentos, usados em casa e em terapias informais, incluem os ovos de cores óticas, abajures que mudam de cor, lâmpadas coloridas e abajures esféricos que projetam as mudanças de cores ou padrões nas paredes e tetos.

Azul

A cor azul tem sido adotada como calmante há muito tempo, evocando a sensação de céu ou águas limpas de uma baía calma ou de mar. Azul é uma cor fria, e algumas experiências científicas têm mostrado que pessoas em salas azuis percebem uma temperatura mais baixa que um temperatura idêntica em salas vermelhas. O azul claro é usado em quartos de crianças e berçários para promover o relaxamento e um sono tranquilo. Mas a relação de cores para a mente ainda não é muito esclarecida. As respostas com experiências de qual cor evoca certa resposta no paciente que está sendo tratado, usando-se a sala sensorial, podem ser adaptadas à complexidade das experiências de vida, associações e psicologia do paciente.

Verde

O verde é a cor da natureza e agradáveis tons de verde têm o mesmo efeito reconfortante nos paciente que ficam em salas de tom azul. Use a natureza para acrescentar toques que acalmam como, por exemplo, uma grande samambaia ou um clorofito que ajudarão a refrescar o ar e são bonitos. Em uma sala que é designada para tranquilizar e acalmar, um tom claro de verde nas paredes proporcionará um efeito de espaço mais amplo. O verde claro também pode ser usado como um fundo neutro para outras formas de estimulação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível