×
Loading ...

Cores para pintar uma creche

Atualizado em 17 abril, 2017

De acordo com uma publicação do Center for Leadership in Education, os ambientes educacionais devem usar várias cores para maximizar o aprendizado. Cômodos que incorporam diferentes cores e estampas com tinta estimulam as mentes e a imaginação das crianças, relata a publicação. Contudo, segundo um estudo da Universidade de Washington, diferentes cores têm efeitos diferentes no humor e no clima de um espaço, então um cômodo vermelho produzirá efeitos psicológicos diferentes nas pessoas do que um azul.

O branco não é ideal para creches, pois é entediante e difícil de limpar (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Vermelho

Segundo um artigo publicado em conjunto pela Universidade do Havaí em Hilo e a Faculdade Comunitária do Havaí, a cor vermelha estimula o sangue e incita os nervos. Por isso, deve ser evitada em cômodos de uma creche ou quartos infantis. Contudo, ela também pode afetar as crianças de forma positiva, pois pode ajudar a revitalizar e rejuvenescer os nervos quando uma pessoa está cansada e letárgica. O pesquisador Gilbert Brighouse descobriu que as pessoas realizavam atividades com mais rapidez sob a iluminação vermelha. Dessa forma, um cômodo vermelho em uma creche pode dar às crianças um estímulo à tarde, quando a energia estiver acabando. Além disso, segundo o site Parents.com, o vermelho é uma das primeiras cores que os recém-nascidos conseguem enxergar. Ao nascer, os bebês não distinguem as cores, mas com cerca de três a quatro meses, percebem os tons mais escuros e vivos, como o vermelho e o verde, mas não os pastéis, que são frequentemente usados em quartos infantis. As paredes com padrões geométricos em vermelho e alguma outra cor funcionam bem nas creches, pois estampas e formas, junto da cor vermelha, são fáceis de serem percebidas pelos recém-nascidos, segundo o Smith-Kettlewell Eye Research Institute.

Loading...

Azul

A cor azul é conhecida por seus efeitos calmantes e sua tendência a reduzir a pressão sanguínea, segundo a publicação da Universidade do Havaí e da Faculdade Comunitária do Havaí. Esta é uma cor ideal para pintar um cômodo em uma creche. O azul pode ajudar a acalmar bebês e crianças que estejam chorando. Em um ambiente desses, um cômodo azul é o local ideal para resolver uma briga entre crianças mais velhas.

Amarelo

O amarelo é uma boa cor para usar em creches porque é conhecido por estimular o intelecto, segundo o mesmo estudo feito no Havaí. A cor aumenta a atividade cerebral, um objetivo importante em centros de ensino para crianças. Ela também alivia a depressão e o mau humor, ajudando crianças e funcionários da creche a continuarem alegres e felizes. Use o amarelo em todo um cômodo ou combinado com outra cor para criar uma atmosfera harmoniosa.

Verde

A cor verde ajuda a promover um ambiente calmo, pois é associada a árvores e natureza, relata o Center for Leadership in Education, além de promover a criatividade e o intelecto. Além disso, o verde é conhecido por ajudar a aliviar a tensão na cabeça, pois reduz a tensão ocular que causa dores de cabeça e enxaquecas, segundo o site grovehealthcare.com. Embora as crianças não sofram de dores de cabeça regulares, os funcionários mais velhos talvez sofram, principalmente por trabalharem com crianças barulhentas o dia todo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...