Cores raras do olho humano

Escrito por bryan cohen | Traduzido por mário candi tsuge
Cores raras do olho humano
A maioria dos olhos humanos tem cor marrom ou azul, mas outras cores como castanho e cinza são mais raras (human eyes image by PaulPaladin from Fotolia.com)

A cor do olho de um ser humano é determinada pela genética, mas nenhum gene garante que cor será. O gene OCA2 geralmente controla a quantidade de pigmento de melanina que um corpo gera, afetando 74% da variação de cor do olho humano, mas até mesmo esse gene é afetado por muitos outros fatores no DNA. A maioria dos olhos humanos tem cor marrom ou azul, mas outras cores como castanho e cinza são mais raras. Além disso, populações diferentes tendem a ter cores de olhos diferentes que são mais prevalentes ou raras.

Verde

A cor verde em olhos é a mais comum das raras, já que é encontrada no mundo todo, mas está apenas em cerca de 2% da população total do mundo. Essa cor é produzida por uma grande quantidade de melanina na íris durante o desenvolvimento, que é um resultado da genética. Como outras cores raras de olhos, olhos verdes são muitas vezes destaque em uma família, visto que traços dominantes como olhos castanhos são expressos com maior frequência.

Âmbar

Os olhos de cor âmbar são muitas vezes chamados de "olhos de lobo", porque lembram o pigmento dos lobos. Esse olho consiste de um pigmento amarelo ou dourado com um pouco de tonalidade cobre e ferrugem. Lipocromo, o nome do pigmento amarelo, é extremamente raro e, como resultado, poucas pessoas têm essa cor de olho.

Vermelho

Geralmente os olhos vermelhos são encontrados em seres humanos com algum problema de pigmento, como os albinos. Alguns casos raros existem, no qual pessoas sem quaisquer problemas de pigmento têm olhos vermelhos. Esse pigmento pode ser o resultado de um vazamento pequeno de sangue para a íris, causando um olho avermelhado.

Violeta

Existem duas situações diferentes que fazem olhos parecerem violeta. Quando não há pigmento suficiente na íris para cobrir os vasos sanguíneos, a luz que reflete desses vasos faz os olhos ficarem da cor violeta. Isso também pode ocorrer se uma pessoa com olhos azuis tem fica com os olhos vermelhos por causa de alguma irritação, fazendo-os aparecerem violeta. Se esta segunda situação é o caso, a cor violeta nos olhos é temporária.

Preto

Algumas pessoas acreditam que olhos pretos não existem e que a cor é apenas um marrom muito escuro. Porém já existiram alguns casos que apontavam para olhos puramente pretos em seres humanos, de acordo com o livro "Evolution of the Eye" ("A evolução do olho", em tradução livre).

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível