Mais
×

Cores de tinta com tons terrosos

Atualizado em 17 abril, 2017

Cores de tinta com tons terrosos representam as cores encontradas na natureza, como tons de marrom semelhantes à madeira e argila, cinza neutro e bege, assemelhando-se à pedras e areias. Eles promovem uma sensação de harmonia e são ricos em sombras e profundidade. Essas cores complementam muitos tons tradicionais, exceto cores primárias, como azul, vermelho ou amarelo, que combinam melhor com decorações contemporâneas. Pintar as suas paredes com tons terrosos como marrom, umbra, terra-de-siena, terracota, bege ou cinza, transmitirá uma sensação de calor, além de estabilidade, em qualquer esquema de decoração.

Cores terrosas dão uma sensação de calor (old wall image by charles taylor from Fotolia.com)

Tons de marrom que combinam com cores neutras

Escolha marrons em tons de terracota, umbra e terra-de-siena para aquecer um cômodo e transmitir serenidade, ao mesmo tempo. Embora a terracota seja um marrom com tonalidade avermelhada, a umbra assemelha-se a cor suave da argila e a terra-de-siena apresenta uma tonalidade amarela na sua coloração marrom.

Essas tintas terrosas são ótimas para decorações quando usadas com tons neutros, como cinza, bege ou taupe. Além disso, elas também podem ser usadas em uma parede para deixar o cômodo mais aconchegante e quente, ou, para causar o mesmo efeito, use a cor em tecidos e quadros. A Home Decorating Made Easy recomenda começar com um tom mais neutro da cor que escolher. Como exemplo, eles aconselham escolher um tom médio, assim você poderá coordenar facilmente a tonalidade dos seus móveis e decorações.

Tons de cinza que realçam cores naturais em elementos

Pinte com cinzas terrosos com tonalidades marrons, principalmente aquelas com tons de ocre (um amarelo fosco, meio marrom) e ferrugem (marrom avermelhado). Os tons de cinza combinam bem com corredores e cômodos pequenos, já que dão a ilusão de abrir o espaço. Bob Villa diz que as cores mais lisonjeiras são aquelas que combinam com elementos existentes, como tijolos ou pedras.

Tons de bege que passam riqueza e criam contraste

Escolha o bege em tonalidades como o creme, caqui ou areia para complementar tintas marrom-avermelhada ou cinza-oliva. Usar tons terrosos de bege na sua decoração cria a ilusão de aumentar o tamanho do cômodo e acentua a beleza de superfícies texturizadas. De acordo com o website ArtSparx.com, um esquema de cores neutras e calmas faz com que elementos naturais como madeira, pedra e tecidos, enfatizem a riqueza e o contraste.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article