Como fazer um corpete de vestido de noiva

Escrito por melissa j. bell | Traduzido por ana marques
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um corpete de vestido de noiva
Faça um molde plano (sewing image by Greg Pickens from Fotolia.com)

Ao fazer costura livre, normalmente vestidos casuais podem ser bem simples, já os vestidos formais de casamento exigem muito mais precisão e atenção aos detalhes. Corpetes de vestido de noiva, por exemplo, são ajustados ao corpo e confeccionados de materiais com pouca elasticidade, que podem chamar a atenção por rugas e franzidos que uma peça tecida de algodão pode esconder. Para fazer um corpete de vestido de noiva ajustado de qualquer tipo sem usar um molde pré-pronto, vista seu molde em um manequim.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Tecido de musselina
  • Tesouras
  • Manequim
  • Alfinetes
  • Esquadro
  • Fita métrica
  • Ferro e tábua de passar roupas
  • Marcadores
  • Linhas
  • Máquina de costura
  • Tecido para corpete

Lista completaMinimizar

Instruções

    Esboce a peça do corpete de vestido de noiva

  1. 1

    Corte 1,83 m de tecido de musselina para o comprimento do corpete do manequim e adicione 25,4 cm. Vire a ponta desfiada sob 2,5 cm em cada parte e passe o ferro sobre elas.

  2. 2

    Prenda as pontas da musselina na parte central a frente e atrás do manequim, de modo que esteja cobrindo completamente o manequim com o tecido. Corte a largura do tecido da parte frontal e traseira do corpete de maneira que eles terminem com 12,7 cm além da margem do manequim.

  3. 3

    Retire o corpete do manequim. Use o esquadro e o marcador, marque o centro do corpete ao longo do comprimento e faça uma linha horizontal sobre as marcas.

  4. 4

    Meça a parte da frente do manequim a partir do meio até o topo do busto e do topo do busto até a margem do manequim. Aplique essas medidas à musselina, marque a localização do topo e da margem das costuras.

  5. 5

    Divida a distância entre o topo e a margem da costura ao meio e marque essa medida na musselina. Risque uma linha perpendicular deste ponto até o meio da musselina, para marcar as linhas guias.

  6. 6

    Marque nas costas do corpete 7,6 cm do topo, depois 12 cm a partir da primeira marcação. Desenhe uma linha horizontal na segunda marcação.

  7. 7

    Meça o manequim entre o meio das costas e a cava. Transfira esta medida para as costas do corpete.

  8. 8

    Prenda a frente e as costas do corpete sobre o manequim novamente, alinhando as marcações a suas respectivas partes do corpo. Alinhe a parte de cima na parte de cima e a barra à cintura.

    Cubra a parte frontal do corpete

  1. 1

    Comece a alisar o tecido na parte da frente do corpete com as mãos, de modo que não haja excessos enrugando o tecido. Empurre o tecido excedente para a linha da cintura na margem da costura. Empurre qualquer tecido restante no busto para uma costura cônica do tecido que o ajuste a um corte no estilo princesa.

  2. 2

    Encontre as rugas do tecido entre a margem da costura e o corte estilo princesa. Se não houver rugas, deixe esta parte de lado. Se houver rugas, faça uma fenda do centro do corpete até a cintura. Solte a margem da costura, então empurre as rugas em direção à fenda e prenda a costura novamente para acomodá-las.

  3. 3

    Marque o corte estilo princesa, a linha da cintura e a margem da costura. Marque o local onde o centro fronteiro da costura e a linha da cintura se encontram.

  4. 4

    Alise as rugas entre a cava e o ombro. Pegue 1 cm de tecido na parte superior da cava e prenda junto, para afrouxar. Marque esse 1 cm assim como o local onde a cava encontra o ombro.

  5. 5

    Alise as rugas ao redor do pescoço e fixe o tecido excedente onde a costura do ombro e do pescoço se encontram. Se necessário, corte ao redor do pescoço, como você fez no passo 2. Marque o local onde a costura do ombro e do pescoço se encontram, assim como o local onde o pescoço e a parte fronteira se encontram.

    Finalize o corpete

  1. 1

    Alise as rugas entre o corte estilo princesa e a parte alta da cava e prenda o tecido excedente no ponto de encontro entre a costura estilo princesa e a costura do ombro. Faça uma seta a partir o tecido excedente, então marque a seta.

  2. 2

    Mova para a parte de trás do corpete. Alise as rugas na marca da parte alta da cava e prenda o tecido excedente ao longo da marca da linha horizontal.

  3. 3

    Alise as rugas no corte estilo princesa em direção à cintura, fazendo uma seta. Marque o posicionamento da seta.

  4. 4

    Alise as rugas entre o corte estilo princesa e a costura da margem e prenda o tecido excedente na costura da margem. Se o tecido franzir aqui, corte uma fenda vertical do centro do corpete até a cintura, como você fez na parte da frente do corpete.

  5. 5

    Alise as rugas ao redor do pescoço e prenda o tecido excedente onde a costura do ombro e do pescoço se encontram. Corte ao redor do pescoço para acomodar as pregas excedentes, como você fez na frente do corpete. Alise as rugas entre a linha do pescoço e o corte estilo princesa no ombro, então faça uma seta neste ponto. Marque o posicionamento da seta.

    Faça o modelamento do corpete de vestido de noiva

  1. 1

    Ajuste ao redor do pescoço, faça uma bainha no comprimento e na área da manga assim como o vestido estilo noiva que você deseja fazer. Remova a frente e as costas do corpete do manequim e corte ao longo das linhas das setas e das linhas marcadas da costura.

  2. 2

    Deite as peças planas no topo de uma folha de papel. Trace a frente e as costas, marcando as setas, para futuras referências.

  3. 3

    Conclua as bases, acomodando o espaço excedente dado pelas fendas verticais. Faça o mesmo ajuste em qualquer fenda que você tenha feito ao redor do pescoço, para que não as corte acidentalmente como se fossem as setas.

  4. 4

    Acrescente margens de no mínimo 1 cm em todas as pontas, exceto na frente. Corte o molde do papel e alfinete a musselina, alinhando a frente com as pontas dobradas. Corte um pedaço da frente e dois das costas.

    Como fazer um corpete de vestido de noiva
    Costure seu corpete (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  5. 5

    Costure as partes do corpete umas nas outras, como de costume, como você faria com qualquer outro modelo, então prove-o para identificar qualquer problema de ajuste. Faça os ajustes necessário, então costure o corpete no vestido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível