Correntes de moto explicadas

Escrito por amrita chuasiriporn | Traduzido por eduardo chagas
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Correntes de moto explicadas
Motos de corrente são muito amigaveis a manutenção (Ildar Sagdejev)

Correntes são a forma mais antiga e amigável de se dirigir motos, mas requerem muita manutenção. Felizmente, são facilmente acessadas na maioria dos veículos: estão a céu aberto estando você trabalhando nelas ou não. Motos de correia ou eixo tem suas vantagens, mas podem ser mais caras e requerer mais tempo para manter.

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Os fatos

A corrente da motocicleta é o que leva a energia do motor para a roda traseira. Isso é o que faz a moto ir pra frente.

Considerações

Sua corrente requere manutenção regular. É relativamente fácil fazer isso sozinho, mas vai ser mais frequente que motos de correia ou eixo. Manutenção inclue limpeza e lubrificação nos intervalos recomendados pelo fabricante da moto. Verifique seu manual para saber as recomendações e veja os Recursos para mais informações.

A manutenção regular também requere ajustes regulares a correia para arrumar o afrouxamento causado pelo desgaste normal de sua corrente. Consulte seu manual para saber as especificações de seu veículo.

Tipos e recursos

Existem dois tipos de corrente existentes em motos: O-ring e todas as outras. Correntes O-ring são desenhadas para tentar manter o máximo do lubrificante que você usar dentro delas. Correntes que não são O-ring não possuem esse recurso.

Correntes modernas também possuem um elo de manutenção (as vezes chamado de elo mestre) que facilita o processo de trocar a corrente.

Beneficios

Correntes de motocicleta são acessadas mais facilmente que os outros tipos. Mesmo as manutenções necessitando mais tempo, são mais fáceis e rápidas. Também são relativamente simples, e geralmente não necessitam de nenhuma ferramenta especial, só suas mãos e paciência.

Uma corrente apropriadamente lubrificada é relativamente quieta, te deixando aproveitar o som do motor ao invés de uma corrente barulhenta e brava.

Avisos

Correntes indevidamente mantidas são perigosas. Não limpar e lubrificar regularmente sua corrente pode resultar em um acúmulo adicional de fricção quando você dirige. Isso pode levar ao alargamento prematuro da corrente, com uma eventual quebra. Se ela quebrar, você não vai a lugar nenhum sem um guincho e provavelmente vai danificar o motor também. Mesmo sendo possível que a corrente quebre e saia de sua moto sem danificar outras partes, é extremamente improvável que ela não danifique o motor.

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