Corrida é bom para emagrecer as coxas?

Escrito por katarina fitzpatrick | Traduzido por claudia figueira
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Corrida é bom para emagrecer as coxas?
A corrida não só irá converter gordura em músculo, mas dará às coxas uma forma mais magra, firme e contornada (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Embora algumas pessoas pensem que corrida faz aumentar as coxas devido ao aumento de massa muscular, a verdade é exatamente o oposto. A corrida não só irá converter gordura em músculo, mas dará às coxas uma forma mais magra, firme e contornada. As células musculares queimam mais calorias do que as de gordura, pelo que correr regularmente combinada com uma dieta saudável irá, gradualmente, reduzir a gordura nas coxas.

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Técnicas de corrida

Existem várias técnicas de corrida para experimentar, dependendo em qual área das coxas você deseja emagrecer. Para tonificar toda a coxa, experimente treinos intervalados. Estes treinos combinam o exercício moderadamente intenso intervalado com momentos de velocidade. Um estudo conduzido em 2006 pela Universidade de Guelph, em Ontário, no Canadá, constatou que treinos intervalados queimam gordura mais eficientemente do que exercício moderadamente intenso e constante. Para incluir os intervalos em sua rotina, corra a passo moderado durante cinco minutos, depois mude para um passo de corrida durante dois minutos. Continue o ciclo durante 30 a 45 minutos ou enquanto se sentir confortável.

Se você deseja trabalhar a parte de trás da coxa ou os glúteos, faça corrida em subidas ou suba arquibancadas em um estádio. Se você treinar em um ginásio, corra na esteira em modo inclinado. Aumente a inclinação em cada sessão de corrida para obter melhores resultados.

Mulheres e corrida

Um estudo realizado a 120.000 corredores concluiu que a gordura não está distribuída da mesma forma em homens e mulheres - as mulheres tendem a ter mais peso na zona das coxas. As mulheres que correram distâncias mais longas todas as semanas perderam mais gordura nas coxas e no quadril. As mulheres com celulite também beneficiaram da corrida em subidas ou em uma inclinação.

Desenvolvimento

Aumentar sua milhagem e o tempo de sua corrida é importante. Você não quer atingir um "platô" (onde a perda de peso chega a um impasse). De acordo com a revista "Runners World", a melhor forma de aumentar a distância de corrida e evitar as lesões é fazer incrementos de 10 porcento todas as semanas. Por exemplo, se você correr 3 km uma semana, deverá aumentar essa milhagem para 3,3 km na semana seguinte.

Considerações

Mantenha uma dieta rica em cereais integrais, frutas e vegetais, legumes, produtos lácteos com baixo teor de gordura e gorduras saudáveis para o coração. O Departamento de Agricultura Norte-Americano atesta que a perda de peso é atingida quando as calorias que você ingere são inferiores às calorias que você queima. Beba muita água e evite bebidas como refrigerantes e sucos de fruta concentrados.

Consulte sempre seu médico antes de iniciar um novo programa de exercícios.

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