Mais
×

Como corrigir água mole em um aquário de água doce

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os aquários permitem que as pessoas criem e exibam peixes de todo o mundo. Entretanto, as fontes de água disponíveis podem nem sempre ter as mesmas qualidades com as quais um peixe está acostumado. Uma dessas propriedades é a dureza da água, que mede minerais dissolvidos no tanque. Se uma água doce de aquário tem um baixo conteúdo mineral, ela é considerada mole e pode ser desgastante para seu peixe. Corrija esse problema entendendo o quão dura a água precisa ser e adicione as substâncias químicas necessárias para acertar essa diferença.

Instruções

A água mole pode desgastar seu peixe (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Determine o quanto de água seu aquário necessita para o peixe específico que vive nele. A dureza da água é uma combinação de muitos fatores, incluindo a composição de cálcio, magnésio e outros arranjos de agentes químicos. Cada espécie requer diferentes níveis. Por exemplo, um ciclídeo africano precisa de uma dureza geral de 160 a 320 partes por milhão.

  2. Meça a dureza da água do seu aquário. Existem kits de teste de dureza da água que podem ser comprados em lojas de peixes. Cada kit é diferente, então, siga as instruções. Quando souber o quão dura está a água no aquário, determine o quanto a mais precisa para manter a saúde do seu peixe.

  3. Adicione um tampão alcalino não fosfatado na água do seu aquário. Esses produtos químicos trabalham endurecendo a água mole e podem ser adquiridos em uma loja de peixes, devendo ser usados conforme indicado. Também é possível criar o seu próprio tampão. Adicione 1 ml de sal épsom a cada 10 L de água do aquário a fim de aumentar a dureza da água em 70 mg/L de carbonato de cálcio.

  4. Adicione um cascalho calcítico ao seu aquário para poder combater ainda mais a água mole. Esse composto geralmente é feito de materiais orgânicos encontrados naturalmente em camas de água, como coral esmagado ou areia aragonite. Esse substrato lentamente se quebrará ao longo do tempo, o que adicionará o carbonato de cálcio à água e aumentará sua dureza geral.

O que você precisa

  • Kit de teste de dureza da água
  • Tampão alcalino não fosfatado
  • Sal épsom
  • Cascalho calcítico
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article