Como corrigir bordas serrilhadas em ilustrações

Escrito por c.k. adams | Traduzido por vinícius albuquerque

Depois de criar uma ilustração, seja ela feita à mão ou em uma mesa digitalizadora no computador, ela será exibida em uma galeria. Os desenhistas precisam corrigir bordas serrilhadas ou tortas frequentemente. Utilizando um programa avançado de edição, como o Adobe Photoshop ou o GNU Image Manipulation Program, é possível criar imagens sem bordas ásperas usando várias ferramentas de edição (filtros, desfoques e borrões, por exemplo).

Instruções

  1. 1

    Abra um editor de imagens, como o Photoshop, GIMP ou o PaintShop Pro. Esses programas fornecem as melhores ferramentas para corrigir contornos em fotos, "cartoons", ilustrações feitas à mão e outros trabalhos de arte.

  2. 2

    Use a ferramenta "Laço" para selecionar o que está ao redor do perímetro da ilustração. Por exemplo: no Photoshop, clique na ferramenta e arraste a linha pontilhada para selecionar apenas o que está ao redor do contorno serrilhado.

  3. 3

    Suavize ou reduza a seleção na opção "Seleção". É necessário inserir um valor em pixels para qualquer uma das duas opções. Digite "1" ou "2" para suavizar minimamente. Isso moverá a seleção pontilhada para dentro e criará uma linha contínua ao redor da ilustração. Pressione "Ctrl" e "X" para cortar a seleção. Abra um novo documento e pressione "Ctrl" e "V" para colar a ilustração com o contorno suavizado.

  4. 4

    Clique na ferramenta "Deformar" ou "Dissolver". Ela pode ser encontrada na categoria "Filtros". Usando-a, arraste o cursor do mouse ao redor dos contornos, movendo as linhas serrilhadas para dentro e para fora, até criar uma borda contínua. Utilize o "zoom" para aproximar o contorno e ver todas as regiões serrilhadas. A imagem se move com o mouse à medida que você clica e arrasta, então seja cuidadoso.

  5. 5

    Clique na ferramenta "Borrar" ou "Empurrar" na caixa de ferramentas. Na maioria dos casos, a ferramenta "Borrar" parece uma mão apontando com o dedo. Alguns programas colocam essa ferramenta no menu "Imagem". Ela utiliza um pincel para mover e suavizar a imagem. Pode-se, também, definir a força da ferramenta. Digite 50 como valor desse atributo e suavize o contorno sem distorcer muito a imagem.

  6. 6

    Clique com o botão direito na camada da ilustração na paleta de camadas e selecione a opção "Duplicar". Uma nova camada será inserida no documento. Clique com o botão direito na imagem que está no topo na paleta de camadas e selecione "Opções de mesclagem". Defina o modo como "Sobreposição", com uma força de 50. Clique em "OK" para salvar e depois clique no menu "Filtros". Selecione a opção "Desfoque" e escolha "Desfoque gaussiano". Defina um raio que fique entre 5 e 10, dependendo do tamanho da ilustração. Esse filtro desfoca o contorno, dando um aspecto de brilho.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível