Como corrigir o daltonismo

Escrito por angela james | Traduzido por ana carolina cardoso bedenik
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O daltonismo se refere a uma condição na qual a pessoa é incapaz de distinguir entre diferentes cores ou tonalidades. Embora você possa afirmar que uma pessoa daltônica só pode ver o mundo em preto e branco, este não é o caso. Uma pessoa daltônica pode realmente ver cores, apenas não pode ver todos os tons de cada cor.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Teste de cor para daltônico
  • Medicação
  • Óculos com lentes coloridas

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Faça o teste de cores. Se você suspeita que sofre de daltonismo, faça um teste para determinar que tipo de daltonismo você tem. Pode ser uma forma leve, em que o vermelho e verde aparecem mais fracos do que outras cores, ou uma forma mais grave em que vermelho e verde são todos difíceis de distinguir. Em casos raros, você pode também achar difícil distinguir entre tons de azuis e amarelos. Seu médico terá de saber qual o grau de daltonismo que você tem para poder determinar o melhor tipo de tratamento.

  2. 2

    Consulte seu oftalmologista para descobrir a causa; você poderá encontrar a melhor maneira de corrigir o problema. Seu médico irá realizar um exame completo para determinar a saúde de seus olhos e para verificar se há várias doenças oculares que podem estar provocando seu daltonismo. Se seus olhos são saudáveis, ele então irá discutir seu histórico médico a fim de determinar se é ou não um medicamento que você toma que pode estar causando seu daltonismo. Se o medicamento não é o problema, ele provavelmente concluirá que o daltonismo é uma condição hereditária que só pode ser melhorada, não corrigida.

  3. 3

    Se uma doença ocular é a causa de seu daltonismo, procure um tratamento para corrigir o problema. A catarata é a doença mais comum do olho que pode causar daltonismo. Trate e cure sua catarata através de cirurgia, e como consequência, seu daltonismo irá melhorar também.

  4. 4

    Interrompa o uso de qualquer medicação que seja a causa de seu daltonismo durante a visita ao oftalmologista. Ambos tiagabine, um medicamento usado para tratar a epilepsia, e hidroxicloroquina, um medicamento usado para tratar a artrite reumatoide, têm sido conhecidos por causar daltonismo em alguns casos. Pergunte a seu médico se você pode encontrar um medicamento alternativo que não causa o daltonismo. Com a troca de medicamentos, seu daltonismo deve melhorar muito e provavelmente deixará de existir.

  5. 5

    Aprenda técnicas para ajudar a melhorar seu daltonismo, especialmente para aqueles que sofrem de daltonismo hereditário-induzido, porque ele não pode ser totalmente corrigido. Por exemplo, você pode ser capaz de distinguir cores diferentes umas das outras com base em seu brilho e local. Uma técnica comum usada por pessoas com daltonismo é aprender onde as diferentes luzes coloridas estão localizadas em um sinal de trânsito. Se a luz superior está acesa, você precisa parar, e se a de baixo acender, você pode ir. Você também pode usar um método no seu armário em casa para ajudar a distinguir roupas coloridas diferentes umas das outras, dividindo-as em várias seções, e memorizar qual cor está em cada seção.

  6. 6

    Use lentes corretivas. O tratamento mais comum para corrigir daltonismo é o uso de óculos com lentes coloridas ou lentes de contato que podem ajudá-lo a descobrir a diferença entre várias cores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível