×
Loading ...

Como corrigir o efeito "casca de laranja" em pinturas com tinta-spray

O efeito "casca de laranja" ocorre na superfície de alguns itens durante uma pintura com tinta-spray. Ao invés de aparecer lisa e brilhante, a superfície de um item que está sendo pintado fica com acabamento fosco malhado, muito parecido com a aparência e textura de uma casca de laranja. Isso acontece quando a tinta atomizada funde negativamente na superfície. Em outras palavras, ocorre quando a tinta pulverizada é aplicada incorretamente e seca mal. Se tratar o problema a tempo, você pode corrigi-lo ainda durante a pintura. Corrigir essa falha de pintura é muito mais fácil do que tentar consertar os defeitos posteriormente.

Instruções

Uma série de fatores pode causar o efeito "casca de laranja" durante uma pintura pulverizada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Pare a pintura imediatamente se notar o surgimento da "casca de laranja". Espere a superfície manchada secar completamente.

    Loading...
  2. Lixe a superfície manchada com lixa 300. Para corrigir o problema durante a pintura, você deve remover a camada defeituosa de pintura e reaplicar a tinta.

  3. Verifique o bico do seu pulverizador para ver se não há obstruções. O efeito "casca de laranja" normalmente ocorre quando a pintura não está fluindo com um volume ideal. Se notar quaisquer pingos de tinta ou detritos no bico, remova essas obstruções com um cotonete embebido em solvente de tinta.

  4. Teste o seu pulverizador de tinta em uma peça de sucata, posicionando o bico a cerca de 30 cm da superfície. Se você segurar o bico muito perto ou muito longe da superfície, a tinta não será pulverizada corretamente na superfície, resultando no efeito "casca de laranja".

  5. Dilua a sua tinta com um diluente adicionado a sua pistola, se ocorrer a "casca de laranja" na sucata. Se não houver nenhuma obstrução do bico e você estiver pulverizando a uma distância adequada, uma tinta grossa pode ser o problema. Teste a pistola novamente para garantir que o problema seja corrigido antes de começar a pintar.

  6. Abaixe a temperatura do seu espaço de trabalho, se possível. Se ainda estiver tendo problemas com a "casca de laranja", talvez seja a alta temperatura do ambiente. A tinta seca prematuramente sob calor intenso, levando à formação de "casca de laranja". Se o seu espaço de trabalho não tiver ar condicionado ou for um ambiente externo, realize o trabalho quando a temperatura estiver abaixo de 21 ºC.

Loading...

O que você precisa

  • Lixa de papel 300
  • Cotonete
  • Diluente

Referências

Loading ...
Loading ...