Como corrigir o erro que faz a barra de tarefas e o menu "Iniciar" desaparecerem

Escrito por ehow contributor | Traduzido por liana fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O desaparecimento da barra de tarefas e do menu "Iniciar" é um problema pelo qual muitos usuários de computador já passaram. Esse sumiço pode acontecer no meio de uma sessão e sem qualquer explicação. A maioria das vezes não está relacionado a um vírus e sim ao uso acidental da tecla "F11", ao fato de se ter configurado a barra de tarefas para ocultar-se automaticamente ou a uma falha do Windows Explorer.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Se a função de "ocultar automaticamente" estiver habilitada, a barra de tarefas desaparecerá a menos que você passe o cursor pela parte inferior da tela. Em alguns casos raros, pessoas que intencionalmente configuraram a barra de tarefas assim podem movê-la acidentalmente para as laterais ou para o topo da tela. Neste caso, posicionar o cursor para a base dela não funcionará. Em vez disso, navegue para as margens laterais ou do topo. Se encontrar a barra de tarefas, arraste-a de volta para baixo. Em outro caso, desabilite a função de ocultar automaticamente. Para fazê-lo, clique com o botão direito na área de trabalho e selecione "Personalizar" no menu suspenso. Depois, clique no link "Barra de tarefas e menu iniciar" no painel esquerdo. A caixa com as propriedades do "Menu iniciar" irá aparecer. Desmarque a opção que diz "Ocultar automaticamente a barra de tarefas" e selecione "Aplicar" e "OK".

  2. 2

    Pressionar acidentalmente a tecla "F11" pode lhe dar um susto, especialmente se estiver navegando pela internet. Neste caso, a janela do navegador toma conta de toda a tela e você fica sem saber como restaurar sua barra de tarefas, os menus "Iniciar" ou o do navegador. Para resolver esse problema, simplesmente pressione "F11" novamente.

  3. 3

    Às vezes esse problema é causado porque o Windows Explorer parou de funcionar. Este não é só o programa que lhe permite visualizar seus arquivos em árvores e pastas e navegar por elas; o aplicativo também gerencia o botão "Iniciar", a barra de tarefas e a de notificações. O Windows Explorer pode travar por diversos motivos, incluindo vírus ou instabilidade do Windows devido a uma sobrecarga de recursos. Para resolver o problema, clique com o botão direito na barra de tarefas e selecione "Iniciar Gerenciador de Tarefas" no menu suspenso. O Gerenciador de tarefas do Windows aparecerá. No menu "Arquivo", selecione "Nova tarefa (executar)". Na caixa de diálogo "Criar nova tarefa", digite "Explorer.exe" (sem as aspas) e pressione "OK". O Windows Explorer reiniciará e restabelecerá o menu e botão "Iniciar" e a barra de tarefas. Em outro caso, reinicie o computador para restaurar o Windows Explorer.

  4. 4

    Se o menu "Iniciar" constantemente para de funcionar e desaparece, a instalação do Windows pode estar corrompida. Antes de desistir e fazer uma instalação de reparo ou uma atualização local, escaneie arquivos importantes do Windows com o "Verificador de arquivos do sistema do Windows". Para fazê-lo, faça o login de Administrador no Windows, entre no menu "Iniciar" e selecione "Executar". No campo de texto que aparecer, digite "sfc/scannow" (sem as aspas) e clique em "OK". Às vezes, esse processo pode levar até 30 minutos e é provável que o Windows encontre arquivos que pedirá para substituir. Pode ser que você precise inserir o disco original de instalação do sistema operacional Windows. Se não o possuir, poderá usar uma cópia de reserva disponível em seu computador. Para encontrá-la, pressione as teclas "Windows" e "E" simultaneamente para abrir o Windows Explorer. A seguir, clique no botão "Organizar" no painel esquerdo e selecione "Opções de pasta e pesquisa" no menu suspenso. Quando a caixa de diálogo aparecer, selecione a aba "Visualizar". Em "Configurações avançadas", selecione o botão "Exibir arquivos, pastas e drives ocultos". Desmarque a opção "Ocultar extensões de tipos de arquivos conhecidos" e também "Ocultar arquivos arquivos de sistema protegidos". No Windows Explorer, navegue até os arquivos nas seguintes pastas: "C:\Windows\ServicePackFiles\", "C:\Windows\system32\dllcache\" ou "C:\Windows\system32\DRVSTORE\". Basta alterar o local de busca do Windows do leitor de CD/DVD para estas pastas ou subpastas para encontrar o arquivo desejado. Se isso não funcionar, é possível fazer uma instalação de reparo, que substitui os arquivos do Windows mas (espera-se) mantém intactos os documentos. Contudo, será necessário reinstalar o software.

  5. 5

    Atualize suas definições de vírus e escaneie o computador para descobrir se algum deles está corrompendo a máquina.

  6. 6

    Antes de desistir, utilize uma ferramenta gratuita para restaurar sua barra de tarefas e menu "Iniciar", como a Taskbar Repair Tool Plus (kellys-korner-xp.com/taskbarplus!.htm).

Dicas & Advertências

  • Certifique-se de fazer o backup de arquivos importantes antes de fazer uma reparação de sistema no Windows.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível