Mais
×

Como corrigir um erro de certificado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ocasionalmente, as pessoas vão encontrar erros de certificado enquanto navegam na internet. Eles ocorrem ao tentar acessar sites seguros, como os de banco. Se a pessoa estiver navegando com o Microsoft Internet Explorer, visualizará uma janela com a seguinte mensagem: "Há um problema com o certificado de segurança do site"; com Mozilla Firefox, o alerta será: "Falha na conexão de segurança"; e para usuários do Google Chrome, será exibido o aviso: "O certificado de segurança do servidor é inválido!"

Os erros de certificado podem ocorrer nas seguintes situações: quando seu computador está com a configuração errada para data e hora, o certificado de segurança expirou ou quando o site não é seguro.

Instruções

  1. Certifique-se de que o computador está configurado corretamente para a data e a hora. Para a hora, verifique o relógio do computador, normalmente localizado no canto inferior direito. Para conferir a data, posicione o cursor do mouse sobre o relógio e então a data será exibida.

  2. Clique duas vezes no relógio, se a hora ou a data estiverem incorretas.

  3. Digite a data e a hora certa na janela.

  4. Saia da página imediatamente se a data e a hora estão corretas ou se o erro de certificado de segurança ainda aparece depois de corrigi-las. Neste ponto, o site não é seguro e nem confiável. O certificado de segurança pode ter expirado e precisa ser renovado.

Dicas

  • Se o usuário estiver familiarizado com o site, é aconselhável entrar em contato com os seus proprietários e informá-los sobre erro de certificado.
  • Contudo, caso não conheça bem a página e receba um erro de certificado, ela pode não ser segura. Seria sensato não só sair dela, mas também nunca mais acessá-la novamente.

Aviso

  • Nunca digite informações pessoais em um site que emite um erro de certificado.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article