Como corrigir pequenos erros quando pintando com aquarela

Escrito por contributing writer | Traduzido por bianca amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Aqui você encontrará como evitar e corrigir pequenos erros provocados durante uma pintura com aquarela.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Pincel
  • Água (de preferência desmineralizada)
  • Tintas de aquarela
  • Lápis de aquarela (em cores neutras ou da cor do fundo)
  • Limpa tipos
  • Esponja mágica 3M
  • Tesouras

Lista completaMinimizar

Instruções

    Se preparando para pintar

  1. 1

    Alguns problemas podem ser evitados de início. Se você esboça no papel para aquarela, deve estar usando um lápis comum. Sem problemas, se as linhas claras puderem ser incorporadas na sua pintura. Mas, se não quiser que os traços apareçam, tente o próximo passo.

  2. 2

    Use um lápis de aquarela para fazer o esboço inicial. Use uma cor neutra ou várias cores que combinem ou se aproximem das principais cores de sua pintura. Desenhe de leve com o lápis. Não tenha medo de apagar as marcas feitas por seus lápis, porém cuidado para não desgastar o papel. Como se sabe, desgastar o papel pode mudar a forma como a aquarela será absorvida. Os lápis de aquarela podem ser encontrados avulsos ou em estojos.

  3. 3

    Conforme você adicionar água e tinta ao papel, as linhas do esboço irão se misturar à pintura. Se desenhou com cuidado, provavelmente nem vai notar as linhas enquanto pinta. Os lápis de aquarela são um dos melhores instrumentos para aquarela.

    Oops! Um erro!

  1. 1

    Não importa o quanto se tente, praticamente todo artista, cedo ou tarde, comete um erro, geralmente em uma área já trabalhada. Agora, o que fazer?

    Primeiro, use um pincel seco para retirar um pouco da tinta do erro enquanto ainda estiver úmida. Isso pode resolver muitos problemas, mas se é um tom mais escuro sobre um fundo mais claro, é provável que fique uma ligeira borda escura onde a tinta caiu. Remover a tinta do papel dessa forma é chamado de "esfumando" e o pincel comumente usado é um pincel esfumador. Se você não está usando um esfumador, use um pincel de tamanho razoável, que possa retirar o máximo de excesso possível.

  2. 2

    Em seguida, se for possível esfumar o restante de tinta do erro, sem mudar de modo significativo o resultado que você quer, use outro pincel, umedeça pouco e esfume gentilmente. Com cuidado, pois isso também pode desgastar o papel.

  3. 3

    Se ainda tem um ponto que não lhe agrada, tente apagar gentilmente a tinta com um limpa tipos. Mais uma vez, cuidado para não desgastar o papel. As vezes isso funciona, outras não, então não se aborreça se não funcionar. É um processo de aprendizado e você está descobrindo o que funciona e o que não.

  4. 4

    Vamos pegar a esponja mágica 3M. Vamos cortar uma, usando tesouras comuns. Tenha certeza de que está usando uma limpa, ou nova, já que isso afetará o efeito em sua pintura. Corte aproximadamente uma polegada da ponta de uma esponja, então corte o este pedaço na diagonal de uma ponta até a ponta oposta. Quando terminado, terá dois triângulos. É exatamente o que queremos!

  5. 5

    Molhe bem a ponta mais estreita de um dos triângulos, usando água limpa. Tenha certeza de estar usando uma água muito limpa para esse passo, pois qualquer cor na água irá afetar o uso da esponja.

    Esfregue gentilmente a ponta molhada no erro da pintura, ou o que sobrou do erro após os passos anteriores. Ao fazer isso, a tinta vai desbotar. Será preciso interromper o processo com frequência e mudar de área colorida -- você não quer pintar essa cor de novo.

  6. 6

    Continue com o processo, molhando a nova ponta ou o canto da esponja, gentilmente retirando a cor do papel. Não esfregue, isso também pode desgastar a superfície do papel se usado com muito entusiasmo.

    Talvez você note que as cores debaixo do erro estão saindo ou desbotando -- pode ser preciso reaplicar tinta naquela área para uniformizar as cores. Por isso estamos sendo tão cuidadosos para não desgastar o papel.

    Confira o resultado!

  1. 1

    Agora que você removeu o máximo de tinta que conseguiu, coloque seu desenho na vertical e se afaste alguns passos, para ser se você ainda está tendo o efeito desejado. É possível que queira usar a Esponja Mágica mais algumas vezes, ou aplicar um pouco mais de tinta.

  2. 2

    É muito tentador pular o passo de esfumar o excesso de tinta, mas não o faça. Esse excesso de tinta precisa ir para algum lugar, e a esponja pode ser usada para absorvê-lo. Lembre de sempre usar um lado limpo.

  3. 3

    Cuidado para não espalhar a tinta com um lado da esponja que já esteja sujo.

Dicas & Advertências

  • Mantenha água desmineralizada para misturar tinta. Também mantenha um pouco em uma garrafinha com tampa e em uma garrafinha spray, para usar quando preciso. Essas garrafinhas vêm como parte de um kit de viagens ou podem ser compradas avulsas em uma loja de materiais para arte.
  • Lembre-se, não esfregue forte com nenhum dos instrumentos listados, pois desgastar o papel pode mudar a forma como a tinta desliza ou adere a ele.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível