Como corrigir a supinação do pé

Escrito por rona aquino | Traduzido por felipe vargas
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Supinação, também chamada subpronação, ocorre quando há uma envergadura para dentro insuficiente do seu pé quando o seu calcanhar toca o solo. Isso faz com que o pé receba tensão adicional e pode resultar em muitos ferimentos, caso não seja tratada devidamente. Corredores que têm problemas com o tendão de Aquiles e pessoas que sofrem de um desequilíbrio estrutural do pé (arco elevado) são suscetíveis à supinação. O uso de sapatos bem amortecidos e inserções de órteses podem ser úteis para melhorar essa condição, tanto quanto fazer exercícios de alongamento.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Tênis altamente amortecido e flexível
  • Inserções ortopédicas (se necessário)

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Instruções

  1. 1

    Fique em pé com as pernas ligeiramente afastadas e os dedos dos pés apontando para a frente. Alinhe as mãos, confortavelmente, com as laterais do seu corpo.

  2. 2

    Dê um passo à frente com o pé direito. Coloque a maior parte de seu peso sobre o centro do seu calcanhar frontal. O seu calcanhar de trás deve estar elevado com a bola do seu pé firme no chão. Faça isso, mantendo o tronco e abdome retos e voltados para frente.

  3. 3

    Continue com a passada e dobre ambos os joelhos. O joelho e o tornozelo da frente devem estar alinhados um com o outro. O joelho da perna de trás deve chegar perto do chão. Mantenha as costas retas e sua cabeça para cima ao longo deste movimento.

  4. 4

    Mantenha o seu abdome firme e pressione o pé da frente para que você possa empurrar-se de volta para a posição inicial com as pernas ligeiramente afastadas.

  5. 5

    Repita o exercício com a mesma perna e depois alterne com a perna oposta.

Dicas & Advertências

  • Lembre-se de que a supinação cria uma carga extra nos seus músculos e acontece quando você não consegue repousar na bola do seu pé e deixa-o bater diretamente no chão. Com isso em mente, lembre-se de como pisar na bola do seu pé enquanto caminha.
  • Use um tênis de corrida bastante amortecido e flexível, o que irá ajudar a compensar a falta natural do seu pé na absorção de choque.
  • Use órteses, com o consentimento de seu podólogo, para reduzir a tensão excessiva no seu pé.
  • Faça alongamento extra de seus membros inferiores, como isquiotibiais (posterior das coxas) e quadríceps (frente das coxas), antes e após os treinos para ajudar a prevenir lesões causadas por estresse da supinação.

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