×
Loading ...

Como corrigir um toca-discos com defeito

Atualizado em 12 agosto, 2018

O vinil simplesmente não irá morrer. Apesar de o disco compacto ter sido introduzido no começo dos anos 80, a demanda por LPs de vinil nunca desapareceu. Novos modelos de toca-discos continuam a ser introduzidos e a música urbana revitalizou seu uso de formas criativas. No entanto, eles continuam sendo um sistema eletromecânico analógico, e por isso o seu desempenho está vinculado a um número de fatores. Quando o prato giratório de um toca-discos começa a pular, um ou mais desses fatores necessita de ajustes.

Instruções

Um toca-discos inclui um prato motorizado, um braço de tom e uma agulha (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Isole seu toca-discos. Vibrações que são transmitidas através da superfície sobre a qual o aparelho está posicionado criaram um ronco audível e, em casos extremos, farão com que o braço de tom e a agulha pulem sobre os juncos do disco. Coloque seu toca-discos sobre uma peça de mobília pesada para reduzir vibrações de passos. Alterar a localização do aparelho para um cômodo com piso que flexiona-se também pode melhorar o desempenho.

    Loading...
  2. Nivele o toca-discos. O rastreamento não é a única coisa que pode ser afetada se a base do aparelho não estiver nivelada – operações automáticas como o retorno do braço de tom também podem ser prejudicadas. Verifique o nivelamento do prato de seu toca-discos assim como do corpo. Para ajustar o prato, pode ser necessário remover sua capa de borracha. Recomenda-se ajustar a superfície do suporte do toca-discos, porém calços podem ser usados sob ele caso necessário.

  3. Ajuste a força de rastreamento da agulha. Fabricantes de agulhas recomendam faixas de força ideais para seus produtos. Utilize um medidor de força de rastreamento para medir a força exercida para baixo pelo braço de tom, sobre a agulha. Ajuste o contrabalanço do braço para que a força fique entre metade e três quartos do intervalo especificado. Aumente a força de rastreamento em incrementos, em direção ao máximo, caso os pulos persistam.

  4. Verifique a força anti-deslizamento apenas se o braço de tom arrastar-se consistentemente em direção ao centro do disco enquanto ele é tocado. Anti-deslizamento é uma força lateral e geralmente não é um fator em problemas convencionais de pulos no disco.

Loading...

Dicas

  • Alguns LPs também podem estar deformados ou com defeito de forma que não possam ser tocados corretamente. Não faça ajustes ao seu toca-discos baseando-se em apenas um disco, principalmente se ele for novo.

O que você precisa

  • Medidor de força de rastreamento

Referências

Loading ...
Loading ...