Mais
×

Corrimento causado por fungos nos olhos de um shih tzu

Atualizado em 21 novembro, 2016

O acúmulo de fungos nos olhos de um shih tzu é uma condição muito comum devido ao excesso de lágrimas geradas pelos característicos olhos grandes dessa raça de cães. O excesso de umidade nos olhos permite que bactérias se desenvolvam e potencialmente causem problemas graves se não forem tratadas.

Os olhos grandes do shih tzu podem ser alvos de doenças (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sintomas

O primeiro sinal da descarga causada por fungos normalmente é uma mancha preta no pelo logo abaixo dos olhos. A descarga pode ser de um tom claro ou branco até tons verde-amarelados, normalmente com um cheiro azedo.

Causas

Os olhos grandes e protuberados dessa raça podem causar um excesso de lágrimas nos olhos, o que é excelente para criar bactérias. A irritação causada por elas causa o desenvolvimento de fungos nessa região.

Solução

A descarga normalmente é tratada com um colírio aplicado de forma diária ou duas vezes por dia, dependendo da dose prescrita. Casos mais graves podem precisar de antibióticos orais.

Prevenção

Mantenha os olhos e a região ao seu redor secos e limpos. Retire o excesso de descarga diariamente com o uso de um cotonete macio, usando um para cada olho. Prevenir o acúmulo de bactérias é a melhor forma de evitar o crescimento de fungos e outros problemas visuais.

Problemas relacionados

Muitas outras condições apresentam sintomas similares, incluindo doenças na córnea, úlceras, glaucoma e infecções. Se não tiver certeza sobre a condição de seu cão, procure ajuda veterinária.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article