Mais
×

Como fazer um corset para criança

Atualizado em 17 abril, 2017

Os espartilhos tamanho infantil exigem algumas modificações no design tradicional do modelo, sobre o busto e com inserção de barbatanas de aço. Barbatanas de plástico são mais apropriadas para as costuras laterais em toda a peça, uma vez que as crianças não estão acostumadas à limitação de movimentos experimentada pelos adultos com a barbatana de aço. Como alternativa, elimine completamente as barbatanas em prol do conforto, especialmente se a criança for pequena ou se for necessária uma gama totalmente aberta de movimentos e flexibilidade.

Instruções

O espartilho usado pelas adultas restringe os movimentos (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Faça com que a criança vista o colete. Enrole fita adesiva ao redor dos quadris e do torso dela até a altura desejada para o decote do espartilho.

  2. Faça uma abertura frontal no colete, começando pelo centro inferior do abdômen até o peito e o decote. Corte as costas do meio até embaixo, obtendo uma lateral esquerda e uma direita. Corte ambas ao meio, no sentido vertical. Risque as partes na cartolina. Escreva FE na parte frontal esquerda e FD na direita, TD na parte traseira direita e TE na esquerda.

  3. Apare 2,5 cm do comprimento vertical das laterais internas esquerda e direita da parte traseira da cartolina. Coloque as partes do molde no retalho de tecido e alfinete-as. Risque as partes do molde no tecido, deixando 2,5 cm de sobra nas laterais. Recorte cada peça ao longo dos traços.

  4. Costure à máquina as laterais externas das partes, para unir a frente direita com as costas direitas e a frente esquerda com as costas esquerdas. Deixe abertas as costuras centrais da frente e das costas. Costure também a bainha inferior de todas as partes.

  5. Deslize as barbatanas de plástico para dentro das costuras entre as partes. Costure à máquina a borda superior das partes unidas.

  6. Desenhe um retângulo na cartolina, com o comprimento da parte central traseira e na largura que desejar entre os ilhoses nas costas do espartilho.

  7. Alfinete a cartolina ao retalho de tecido e trace nele o retângulo, recortando-o e costurando seus lados mais longos às partes centrais traseiras abertas, na face inferior da camada superior de tecido.

  8. Desenhe todas as partes do molde com 1,25 cm de sobra das linhas existentes no algodão ou no brocado. Rotule as partes e remova os alfinetes das peças de cartolina. Recorte-as e repita. Junte as partes que combinam, de modo que as partes inferiores se toquem.

  9. Monte a parte laçada do fecho no lado esquerdo da parte com os pinos. Posicione o fecho dentro da fenda, entre as partes frontais centrais abertas. Costure uma linha vertical a 1,25 cm da borda do tecido, ao longo da peça com os pinos.

  10. Vire o tecido do lado direito. Passe a costura feita no passo 9. Faça uma segunda costura a 1,5 mm da borda do tecido, nesse mesmo lado do espartilho. Posicione a parte com os pinos nessa costura.

  11. Trace o contorno dos pinos e deslize a parte de pinos entre as duas costuras feitas nos passos 9 e 10. Aperte o furador através do tracejado e insira os pinos nos buracos. Costure o lado aberto da peça com os pinos até embaixo.

  12. Puxe o lado esquerdo do espartilho para fora e desenhe uma linha vertical a 1,25 cm da borda do tecido.

  13. Posicione a parte do fecho com os laços a 1,25 cm da borda do tecido e trace as laçadas. Costure a a parte das laçadas no lugar, levantando a agulha sobre cada laçada conforme costura.

  14. Vire o corset com o lado direito para fora. Passe as costuras e empurre os pinos nos buracos das laçadas. Costure à máquina uma linha a 3 mm da borda do tecido, levantando a agulha sobre os buracos das laçadas com os pinos enquanto costura.

  15. Insira a parte do fecho com laçadas entre as costuras na camada inferior do tecido. Costure à mão o lado aberto do fecho no lugar.

  16. Vire o espartilho. Costure as laterais do revestimento das barbatanas entre as costuras laterais e a borda para costura correspondente na parte de baixo da camada inferior do tecido. Una com costura à mão as camadas do topo e da parte de baixo do espartilho.

  17. Passe todas as costuras e faça à máquina outra costura a 3 mm da camada superior do espartilho, na abertura da parte traseira central. Posicione a barbatana com furos nessa costura, na parte inferior da camada externa do espartilho. Trace os buracos.

  18. Faça os furos das laçadas usando uma ferramenta para ilhoses. Posicione a barbatana com furos restante no lado oposto do espartilho e repita o passo 17 nesse lado. Coloque os ilhoses nos buracos usando a ferramenta apropriada.

  19. Costure ao redor das barbatanas de laçadas. Costure à máquina ao longo da borda inferior das partes. Insira as barbatanas no revestimento e costure à máquina a borda superior das partes.

  20. Dobre 1,5 cm da borda inferior do tecido. Repita.

  21. Dobre 1,5 cm da borda superior do tecido. Repita e costure as dobras. Passe a fita pelos furos, cruzando-a.

O que você precisa

  • Colete do tamanho da criança
  • Fita adesiva
  • Tesoura para tecido
  • Cartolina
  • Lápis ou giz de alfaiate
  • Fita métrica
  • 70 cm de sobra de tecido
  • Alfinetes
  • Máquina de costura e linha
  • Barbatanas de plástico
  • 70 cm de tecido de algodão ou brocado
  • Fecho para espartilho
  • Ferro de passar
  • Furador
  • 2,7 m de revestimento de tecido para as barbatanas
  • 2 barbatanas com furos
  • Ferramenta de colocação de ilhoses
  • Ilhoses
  • 2,7 m de fita
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article