Cortadores de batata que usam furadeiras

Escrito por fred decker | Traduzido por meyrilene santos
Cortadores de batata que usam furadeiras
Batatas fritas curvas são lanches comuns em feiras (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Uma visão familiar em feiras e mercados é um indivíduo empreendedor com uma fritadeira e um cortador de batatas alimentado por uma furadeira. Uma versão do cortador produz batatas fritas em forma de espiral encaracoladas, enquanto outra produz uma fita fina e contínua de batata que fritam como batatas fritas comerciais, porém quentes e frescas. Ambas são descendentes de máquinas manuais à manivela usadas ​​por chefs para fazer rapidamente guarnições em volume. Usar a furadeira de mão como uma unidade de acionamento independente torna possível fazer um grande volume de batatas fritas.

Cortador de batatas curvas

O primeiro tipo de cortador cria batatas curvas, semelhantes na seção transversal a batatas francesas comuns, mas cortadas em espirais. A lâmina de corte principal na montagem é configurada para cortar as batatas em uma dada espessura, normalmente de 0,6 cm ou 1 cm, enquanto que as lâminas secundárias cortam a batata em tiras com a mesma largura. A batata sai do cortador em uma quantidade de cachos entrelaçados, que devem ser separados antes de cozinhar. Elas são cozidas da mesma maneira que batatas comuns, e são muitas vezes polvilhada com tempero e sal quando prontas.

Cortadores de batatas em espiral

O cortador espiral transforma cada batata em uma fita espiral leve e contínua. Como a batata é fina, ela cozinha rapidamente na frigideira. Na metade do tempo necessário para batatas fritas convencionais, as batatas fritas espiraladas ficam douradas e completamente crocantes. Elas geralmente são servidas em um prato plano, pois uma batata rende uma porção bem grande. Sal, pimenta, ketchup e mostarda são fornecidos para complementar o sabor.

Montagem e uso

O próprio mecanismo de corte é constituído por uma armação de metal horizontal de barras, com o mecanismo de corte em uma extremidade e uma manivela na outra. O cortador pode ser ligado de forma permanente com parafusos, ou temporariamente com grampos. O mecanismo de corte é constituído por uma lâmina montada em ângulo reto para a batata, com um espaço bastante estreito para a batata passar. Algumas marcas são mais resistentes do que outras e mais adequadas para o uso de alto volume. A extremidade do mecanismo da manivela é projetada para encaixar o mandril de uma furadeira com ou sem fio.

Oportunidades empresariais

A proliferação dessas batatas em feiras, bazares de igreja, mercados e locais semelhantes demonstram seu apelo. Para os empreendedores, uma empresa de batata frita é uma ótima opção. O investimento inicial é limitado, com uma fritadeira que representa o maior investimento. As batatas são um dos mais baratos ingredientes, mas esses eventos são locais onde se espera que os vendedores de alimentos cobrem um preço maia alto. Essa combinação resulta em custos baixos e lucros sólidos para quem vende.