on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como cortar ângulos de 45° em um rodapé

Atualizado em 23 março, 2017

Ao instalar bordas no rodapé ou moldes de acabamento, deve-se manter uma faixa contínua em torno de toda a sala, inclusive nos cantos. Esses cantos apresentam um problema facilmente corrigido com cortes angulares. Já que muitos formam um ângulo de 90°, você deve dividi-los em duas peças de rodapé. Isso significa que as extremidades de cada borda devem ser cortadas em ângulos de 45°. Os cantos internos exigem esse valor para ser cortados, aparando uma porção da borda central do rodapé. Em torno dos cantos, o oposto é verdadeiro, o que significa que você cortará ângulos de 45° para aparar uma parcela da extremidade contrária.

Instruções

Você pode usar uma serra elétrica para cortar ângulos de 45° no rodapé (saw-blade image by sumos from Fotolia.com)
  1. Meça o comprimento necessário entre as paredes.

    Loading...
  2. Meça o rodapé e coloque uma marca na parte superior, por trás da borda. Essa é a parte que será encaixada contra a parede. A peça dianteira será maior ou menor, mas o corte de 45° cuidará dessa diferença de tamanho.

  3. Configure a serra elétrica para um corte de 45°, de acordo com as instruções. Geralmente, isso exige afrouxar um botão e girar toda a serra ao seu redor. Outros modelos podem exigir a rotação de uma chave, o que corresponde a uma marca de 45°. Já que cada uma é levemente diferente de outra, certifique-se de consultar o manual de instruções específicas.

    Como há dois tipos de cortes de 45° que você pode fazer, garanta que a serra esteja definida na marca apropriada. Se você estiver cortando um canto interno, a lâmina estará enfrentando a parte que "sustenta" o rodapé. Para esclarecer, se você está cortando o lado direito (a peça que você usará está na esquerda) para um corte de canto interno, assim, a lâmina estará indicada para a esquerda. Caso esteja cortando de modo a percorrer em torno dessa borda, a lâmina estará afastada desse lado que o sustenta.

  4. Coloque a parte de trás do rodapé contra o colete, com a marca alinhada a linha de corte desenhada na serra elétrica.

  5. Ligue a serra elétrica e puxe-a para baixo para completar o corte de 45°.

Loading...

Aviso

  • Use sempre óculos de proteção e protetor auricular quando estiver operando a serra elétrica.

O que você precisa

  • Serra elétrica
  • Fita métrica
  • Óculos de proteção
  • Proteção auricular

Referências

Loading ...
Loading ...