Mais
×

Como cortar em ângulos com uma caixa de esquadria

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma caixa de esquadria possui guias pré-moldadas para ajudar você a cortar madeira no ângulo desejado. Essas ferramentas são populares entre os carpinteiros e instaladores de molduras. Por exemplo, quando um instalador precisar aplicar uma moldura de parede com contorno circular em uma casa, a caixa de esquadria é utilizada para que a moldura de madeira possa envolver todo o ângulo. A caixa de esquadria e a serra cortarão a extremidade final da moldura no ângulo em que o instalador precisa para situar o rodapé.

Instruções

O padrão de caixa de esquadria possui aberturas para ângulos de 45 e 90 graus (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque a caixa de esquadria em uma mesa estável ou no chão para ter apoio durante o corte.

  2. Meça o corte desejado com uma fita métrica. Se você cortará em ângulo interno, meça o comprimento até o seu menor ponto, já se o ângulo é externo, meça o corte até o maior ponto do ângulo.

  3. Insira a extremidade da peça de madeira na caixa de esquadria.

  4. Escolha o ângulo desejado para a madeira. Insira a lâmina da serra na abertura da guia correspondente com o ângulo escolhido nos dois lados da caixa.

  5. Para começar, serre a madeira primeiro empurrando sua lâmina para frente de modo a iniciar corte. Se você começar o corte puxando a madeira para trás, sua placa ficará prejudicada. Segure a peça firmemente com sua outra mão para garantir um bom resultado.

  6. Continue serrando até que você tenha cortado a madeira até o fim.

O que você precisa

  • Placa de madeira para corte
  • Serra
  • Fita métrica
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article