Mais
×

Como cortar uma árvore com uma serra manual

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Antigamente todas as árvores eram cortadas (derrubadas) com serras manuais. Mesmo hoje em dia muitos, como os Amish e os Menonitas, ainda usam essa ferramenta para cortar de tudo. Utilizar uma serra de mão pode dar mais trabalho, mas costuma ser mais seguro do que optar pelo uso de uma motosserra. Lembre-se de que as árvores podem ceder repentinamente e, portanto, procedimentos adequados, além do senso comum, devem ajudá-lo a se manter protegido.

Instruções

Serras manuais eram ferramentas tradicionais para derrubar árvores (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Afaste-se da árvore que quer cortar e observe-a detalhadamente. Encontre ramos e galhos pesados ​​ou em situação precária, que podem causar dificuldades ou perigosos na queda da árvore. Identifique a inclinação da árvore ou o lado com mais ramos. Isto indicará o lado "mais pesado" e a direção em que ela tende a cair. Esse lado é a "frente" da árvore para fins de corte.

  2. Apare ramos e galhos que possam facilitar a derrubada da árvore ou que possam ser perigosos se mantidos. Com a serra manual, corte cerca de um terço de um dos lados do galho. Mude de lado e continue o corte até o galho cair. Use uma serra de poda com extensor para alcançar os galhos mais altos; o procedimento é o mesmo, mas a serra dessa ferramente fica na extremidade de um cabo extensor longo.

  3. Faça um corte baixo horizontal na "frente" da árvore, passando aproximadamente 40% da sua espessura. Mova a serra para trás e para frente, aplicando uma pressão firme e constante. Faça outro corte logo acima do primeiro, descendo em um ângulo para que os dois cortes se encontrem como um pedaço de torta. Evite cortar mais do que 40 % da árvore para que ela não caia prematuramente.

  4. Vá para a parte de trás da árvore e localize um ponto a cerca de 5 ou 8 cm acima da ponta do corte em ângulo. Faça um "corte por trás" nesse momento, em paralelo com o corte em ângulo e também em direção ao chão. Verifique se você está realmente acima do primeiro corte antes de começar o trabalho, caso contrário não será capaz de controlar a direção da queda.

  5. Continue cortando o tronco da árvore até que ela comece a cair. Não é necessário cortar todo o tronco e nem mesmo metade dele. A ligação no meio da árvore é mantida e entre o corte da parte de trás e do frontal a cunha restante vai enfraquecer e ceder. Calmamente afaste-se da árvore e espere-a cair. Essa queda deve ser longe de você se o corte tiver sido feito corretamente.

Dicas

  • Muito árvores pequenas, de 2,5 a 5 cm de espessura, por exemplo, geralmente podem ser empurradas depois que você cortou parte do tronco. Nunca empurre uma árvore grande e grossa.

Aviso

  • Lembre-se de que mesmo que a árvore caia longe de você, um toco pode saltar e feri-lo. Planeje onde vai ficar antes de começar a cortar a árvore e não entre em pânico quando ela começar a cair.

O que você precisa

  • Serra de poda com extensor
  • Serra manual
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article