×
Loading ...

Como cortar as asas de araras azuis e amarelas

Atualizado em 21 novembro, 2016

Araras se afeiçoam de seus companheiros humanos e gostam de passar algum tempo fora de suas gaiolas. No entanto, o mundo pode ser um lugar perigoso para elas. Se elas saem voando por uma janela ou porta aberta, elas podem se machucar ou morrer. Um voo acidental dentro de casa em uma janela ou espelho pode quebrar seus pescoços ou causar outros ferimentos, ou até mesmo morte imediata. Cortar as asas da arara impede que ela voe e corra os perigos associados.

Instruções

Cortar as asas da arara previne machucados e possivelmente a morte (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Coloque sua arara em uma toalha, envolvendo-a com o tecido. Se sua ave for assustada ou se magoa fácil, cubra sua cabeça ligeiramente com um canto da toalha. Não a enrole tão apertada que ela se machuque nem tão solta que ela possa resistir e se machucar. Peça a um ajudante para segurar a arara envolvida na toalha, mantendo-a tão parada quanto possível.

    Loading...
  2. Remova uma asa da toalha, gentilmente esticando-a ao máximo. Lembre-se, o pássaro pode resistir durante este processo, e ele pode facilmente machucar uma asa esticada. Aja o mais rápido possível para impedir que ela se machuque, mas não tanto a ponto de se descuidar e machucar o animal.

  3. Examine a asa para encontrar as penas ainda não desenvolvidas, que carregam um fluxo sanguíneo contínuo pela haste. A haste destas penas lembrará o tubo de tinta de uma caneta. Cortar uma destas penas causa dor ao animal e pode sangrar.

  4. Trabalhando da parte de baixo da asa, corte as primeiras seis a 10 penas mais próximas da ponta da asa. Estas são as penas de voo, usadas para ganhar impulsão durante o voo. Com estas penas cortadas, a arara conseguirá planar e revoar, mas não voar com força total. Usando a tesoura, corte as penas o mais próximo da base possível sem cortar penas vizinhas mais curtas ou a haste da própria pena.

  5. Repita os passos 2 ao 4 com a outra asa.

  6. Remova a toalha e coloque-a em um poleiro confortável ou de volta em sua gaiola para que ela se recupere do stress da situação. Dê bastantes elogios e alguns petiscos para confortá-la e acalmá-la.

Loading...

Dicas

  • Se não se sentir confortável cortando as asas da arara, leve-a a um profissional e observe o processo, ou peça a ele para lhe ajudar antes de tentar fazê-lo sozinho.
  • Use um pó adstringente para estancar sangramentos se romper uma pena subdesenvolvida.
  • Brinque com a arara em uma toalha regularmente para que ela não tenha tanto medo e desconforto quando estiver enrolada na toalha durante o processo.

O que você precisa

  • Toalha
  • Tesoura em garra
  • Pó adstringente
  • Petiscos

Referências

Loading ...
Loading ...