Como cortar uma barra de alumínio

Escrito por kathryn rateliff barr Google | Traduzido por rodrigo leite
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como cortar uma barra de alumínio
Existem várias maneiras de cortar barras de alumínio para atender o seu projeto (metal studs image by Greg Pickens from Fotolia.com)

O alumínio é um metal macio e prontamente disponível em lojas de ferragens e materiais de construção. Há muitas maneiras de cortar com segurança um alumínio. Três métodos diferentes são descritos neste artigo.

Por favor, leia cuidadosamente os avisos abaixo. Metal macio pode ser cortado de forma segura, mas existem algumas precauções que você deverá observar. Siga estas instruções à risca para maximizar sua segurança.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Serrote e lâmina
  • Caixa de mitra
  • Torno
  • Trena
  • Lápis
  • Serra de mesa com guia angular
  • Guia de corte
  • Featherboard

Lista completaMinimizar

Instruções

    Cortando com um serrote

  1. 1

    Use uma fita métrica para determinar onde fazer o corte e marque fazendo uma linha reta com um lápis. Caso a ponta do lápis esteja muito afiada, a linha poderá não ser visível. Use um esquadro para certificar-se de que a linha esteja reta.

    Como cortar uma barra de alumínio
    Um serrote pode cortar uma barra de alumínio (saw on metal image by terex from Fotolia.com)
  2. 2

    Aperte o alumínio de forma segura em um torno ou guia angular de modo que a lâmina da serra seja guiada ao longo da linha de corte. A serra exerce muita força enquanto corta, portanto garanta que o alumínio fique firmemente preso no lugar. Os mordentes do torno podem marcar o acabamento em alumínio. Usar pedaços de madeira entre estes e o alumínio evitará que este seja marcado.

  3. 3

    Comece o corte desenhando cuidadosamente a serra em direção a você e guiando-o para pegar a linha de corte. Depois de três ou quatro golpes, um corte se formará e a serra ficará menos propensa a sair da linha de corte. Faça alguns golpes para a frente, ao princípio lentamente, até que o corte esteja bem estabelecido, tanto em profundidade quanto na direção da linha de corte.

  4. 4

    Assim que a lâmina estiver estável no corte, dê golpes mais firmes e mais longos que removam mais material. Forçar a lâmina fará com que ela se dobre. Concentre sua atenção em manter a lâmina da serra em linha reta no corte. Qualquer pressão para ambos os lados do corte fará com que ela se curve. Segurar o serrote (que mantém a lâmina) em um pequeno ângulo pode ajudá-lo a manter a lâmina centrada.

    Serra de mesa com uma guia angular

  1. 1

    Meça e marque o alumínio da mesma forma se desejar utilizar uma serra de mesa para cortar a barra de alumínio. A barra deve ter 6 mm de esperrua ou menos ser cortada com uma serra de mesa. Você uma serra de mesa com uma guia angular para estabilizar o alumínio e manter o ângulo preciso.

    Como cortar uma barra de alumínio
    Uma guia angular como essa de canto ajuda a manter o ângulo preciso (corner miter 1 image by nebari from Fotolia.com)
  2. 2

    Defina a guia angular da caixa de mitra para 90º. Alinhe a linha de corte de modo que a lâmina da serra entre em contato com ela no lado correto.

  3. 3

    Ligue a serra de mesa e alimente o alumínio lenta e progressivamente. Deixe o trabalho definir o ritmo. Não empurre com muita força nem force o processo de nenhuma maneira.

  4. 4

    Ao terminar de cortar, continue segurando a peça metálica. Desligue a serra e deixe a lâmina parar antes de retirar os dois pedaços de alumínio.

    Cortando alumínio com uma serra de mesa

  1. 1

    Meça e marque o alumínio. Ajuste a guia de corte na serra de mesa na largura desejada. A guia de corte é um complemento da serra de mesa que auxilia o usuário a cortar materiais com mais segurança e precisão. Ela mantém o material paralelo à lâmina da serra.

    Como cortar uma barra de alumínio
    A guia de corte na serra de mesa mantém o material paralelo à lâmina da serra (man sawing a piece of wood image by Joann Cooper from Fotolia.com)
  2. 2

    Fixe seu featherboard no lugar de modo que segure o alumínio firmemente contra a guia de corte. Coloque o featherboard o mais próximo possível da lâmina da serra e mais para frente possível, sem deixar que a lâmina da serra vá diretamente entre o featherboard e a guia de corte. Também pode ser necessário um pouco de pressão para baixo para segurar o alumínio plano contra a mesa, dependendo da largura do rasgo. Olhe o corte atentamente para ver se está bom.

  3. 3

    Ligue a serra de mesa e alimente o alumínio de forma lenta e progressiva. Não empurre muito ou force o processo. Use uma vara de envio para alimentar os últimos centímetros, mantendo os dedos afastados tanto da lâmina da serra quanto do alumínio.

  4. 4

    Continue a segurar a peça metálica ao terminar de cortar. Desligue a serra e deixe a lâmina parar antes de retirar os dois pedaços de alumínio.

Dicas & Advertências

  • Use óculos de segurança de qualidade para proteger seus olhos ao cortar o metal. Haverá uma grande quantidade de pequenos fragmentos de alumínio espirrando da serra de messa. A maioria deles seguramente irá para baixo da mesa, mas alguns explodirão ou serão atirados ao redor em direções imprevisíveis. Trabalhe com segurança.
  • Apenas usuários de serra de mesa experientes devem tentar usar uma para cortar metal ou plástico. Você deve concluir de 3 a 5 grandes projetos utilizando madeira antes de tentar cortar metais macios ou plástico.
  • Ao cortar alumínio ou qualquer metal macio com uma serra de mesa, levante a lâmina para sua altura máxima. Isso colocará a pressão mais baixa sobre a peça a ser cortada, segurando-a contra a mesa. Não coloque a lâmina da serra a uma altura mínima, quase tocando a peça. Isso colocaria a energia da lâmina da serra em oposição direta ao movimento da peça. Essa é a altura mais perigosa da lâmina.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível