×
Loading ...

Como cortar uma borboleta de feltro ou papel

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Recortar papel (a técnica alemã conhecida como Scherenschnitte) tem sido um projeto de artesanato secular tanto para adultos quanto para crianças. Essa técnica também funcionará em feltro ou tecido. Para uma borboleta de feltro ou papel, corte-a primeiro em uma folha de papel, depois faça o mesmo corte no feltro.

Instruções

Use simples borboletas de papel ou feltro para decorar cartões, quartos infantis ou salas de aula (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
  1. Escolha um desenho de borboleta geométrico, realista ou no estilo que desejar.

    Loading...
  2. Dobre o papel ao meio e desenhe o modelo da borboleta em um dos lados. Lembre-se de posicionar o meio do desenho na dobra do papel; em seguida, vá em direção às extremidades.

  3. Recorte as antenas primeiro, já que são frágeis e mais difíceis de trabalhar. Faça um ângulo de 45° a partir do centro do papel e corte na direção da extremidade, no comprimento que desejar que a antena tenha. Então, corte de volta na direção do centro do corpo da borboleta.

  4. Recorte o contorno básico da asa com a tesoura ou o estilete. Abra o papel para ver se as proporções ficaram satisfatórias.

  5. Dobre o papel novamente para desenhar o corpo da borboleta. Faça uma nova dobra a aproximadamente 6 mm a 1,2 cm da dobra central. Desdobre. Recorte um contorno para o corpo ficando sempre na área entre as duas dobras.

  6. Mantenha o papel dobrado ao meio. Então, dobre a folha superior ao meio verticalmente e recorte algumas formas ou linhas usando o estilete. Faça o mesmo com a inferior.

  7. Dobra as seções das asas horizontalmente para fazer cortes extras em seu design.

  8. Abra todas as dobras para checar as proporções. Faça os ajustes necessários.

  9. Dobre um pedaço de 20 x 25 cm de feltro ao meio longitudinalmente e prenda nele o modelo de papel usando alfinetes. Não desenhe o modelo no feltro, a não ser que queira que ele apareça. Recorte a borboleta de feltro com o modelo no lugar. Use uma pressão firme para cortar através das duas camadas de feltro. Outra opção é prender a borboleta de papel desdobrada num pedaço de feltro também desdobrado.

Loading...

O que você precisa

  • Papel
  • Lápis
  • Quadrado de feltro
  • Tesoura afiada
  • Estilete
  • Alfinete

Referências

Loading ...
Loading ...