×
Loading ...

Como cortar um buraco para a pia na fórmica

Atualizado em 17 abril, 2017

As bancadas de fórmica vêm em uma variedade de estilos, cores e acabamentos e podem dar a qualquer cozinha uma transformação instantânea. Como elas são relativamente simples de instalar, você mesmo pode realizar o projeto. Uma vez que a fórmica esteja instalada, tudo o que resta é cortar um buraco para acomodar a pia. Veja como.

Instruções

Aprenda a fazer um buraco na fórmica para sua pia (ULTRA F/Digital Vision/Getty Images)
  1. Pegue o modelo da sua pia (ver dicas) e corte ao longo da borda do contorno com uma tesoura ou faca. Coloque-o na bancada, certificando-se de que ele não se estenda além do interior da caixa do armário, contorne o modelo e remova-o.

    Loading...
  2. Faça vários buracos de 1/2 polegada ao longo do perímetro, tomando cuidado para não furar fora do contorno.

  3. Use uma serra equipada com uma lâmina especial para o corte de fórmica e insira a lâmina em um dos buracos feitos no passo 2. Corte ao longo da linha.

  4. Apoie o fundo da área de corte antes de completar o corte para evitar que ele se solte e lasque a fórmica. Tente cortar com uma mão e apoie o recorte com a outra, ou tenha um ajudante enquanto corta. Outra opção seria a de parafusar um pedaço de madeira no lado de baixo do balcão através do recorte para suportá-lo.

Loading...

Dicas

  • O modelo deve estar na caixa em que a pia vem dentro. Se não estiver lá, vire a pia e meça a distância entre o exterior das bordas de um lado ao outro, e da frente até atrás. Use isto para marcar o seu recorte. É melhor cortar um buraco um pouco menor e ampliar, se necessário, do que cortar um muito grande.

Aviso

  • Se você optar por parafusar uma placa sob a bancada para apoiar o corte, use parafusos curtos para que não penetrem na fórmica.

O que você precisa

  • Modelo da pia
  • Furadeira com broca de 1/2 polegada
  • Serra
  • Disco de corte laminado
Loading ...
Loading ...