Mais
×

Como cortar círculos em azulejos de cerâmica

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma reforma no banheiro pode envolver azulejos. Se completou quase toda a cobertura com cortes retos, e agora há alguns cortes circulares são necessários para circundar objetos como torneiras e misturadores, há uma técnica correta para se cortar furos em porcelana ou cerâmica para evitar que elas se quebrem.

Instruções

Mantenha o azulejo sempre molhado para evitar o superaquecimento (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
  1. Assegure-se de ter espaço suficiente para se movimentar, pois terá de segurar a garrafa d'água em ângulo para operar a furadeira com a outra mão. Encha o recipiente; é aconselhável que ele seja grande de forma que não precise recarregar constantemente. Assegure-se de que o bocal possa ser ajustado para criar um ângulo aberto.

  2. Ajuste a velocidade da furadeira. Se tiver ajustado para o máximo, terá de baixar pela metade. Isso é feito movendo a correia mecânica ao ponto médio dos rolamentos. Não é necessário levar ao ponto mais baixo.

  3. Meça as peças que cortará. Serão furos no centro? (Mais fáceis de fazer, mas incomuns). Como os chuveiros são construídos, pode ser preciso fazer furos semi-circulares na lateral de dois azulejos para que se unam. Isso é um pouco mais complexo do que fazer um furo perfeito no centro da peça e é mais fácil de quebrar a porcelana.

  4. Quando tiver o ponto exato medido, passe fita adesiva sobre a área de corte. Isso não é necessário, mas facilita a ação quando a broca escorrega pela superfície sem controle.

  5. Grampeie os azulejos com os grampos em C. A broca certa fará o furo rapidamente e será como cortar manteiga derretida se feito com bastante água. Isso ocorre quando os grampos estão presos. Azulejos presos apropriadamente tornam o trabalho mais fácil quando se leva o piloto entre as duas peças. Pode-se remover o furo piloto e usar um único cortador circular.

  6. Molhe o azulejo com um borrifador a todo momento com o bocal em ângulo de 30° (difuso), de forma que a área de corte ou a broca não se aqueçam. Faça o furo em pequenos movimentos, não deixando a broca ficar vermelha pelo calor. Pode-se controlar isso com o borrifador, mas enquanto borrifa, verá que a ponta fica vermelha se deixar rodando por muito tempo. Finalize a perfuração em aproximadamente 50 segundos. Se levar mais que isso, estará sobreaquecendo. Dê uma olhada na broca piloto. Se estiver queimada, você a sobreaqueceu. Com um centro removível, ela pode ser substituída. Se tiver comprado a peça única mais barata, terá de comprar uma nova.

  7. Pode ser necessário fazer alguns cortes na mesma peça. Talvez um seja para o misturador e outro para o cano da torneira. Como disponibiliza de um arco invariável de abertura, vale a pena fazê-lo primeiro, pois se quebrá-la, você terá de fazer todos os furos novamente -- e não poderá reutilizar uma peça grande quebrada se tiver furos no centro.

Dicas

  • Se for destro, segure o borrifador com a mão esquerda enquanto opera a broca com a mão direita. Se for canhoto, faça o contrário.

Aviso

  • Sempre use óculos de proteção e roupas fechadas. É válido usar um jeans pesado e calçados, pois alguns cacos podem voar durante o processo. É possível se cortar com esses pedaços de azulejo, que podem voar em altas velocidades. Mantenha crianças e animais longe da área de trabalho.
  • A quebra não ocorrerá se mantiver as peças bem molhadas, mas se algo der errado, elas podem aquecer rapidamente.

O que você precisa

  • Furadeira
  • Borrifador de água
  • 3 grampos em C
  • Broca diamantada com piloto removível
  • Chave Allen
  • Chave para furadeira
  • Fita adesiva
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article