Mais
×

Como cortar compensado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Compensados são um derivado de madeira usado para fabricação de armários e prateleiras por conta de sua resistência a deformações. Constituído de diversas camadas de madeira muito finas prensadas em diferentes direções, o compensado aguenta variações de umidade e temperatura. Para cortá-lo, siga as dicas abaixo que evitarão que se soltem farpas.

Instruções

Close-up de compensado (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Vire o compensado de costas quando for cortá-lo com uma serra circular. A frente do compensado é a parte com acabamento, usada no exterior do seu projeto. Como uma serra circular corta para cima, o surgimento de farpas finas deve ocorrer.

  2. Coloque quadros de 5 cm x 10 cm debaixo do compensado para elevá-lo do chão. Sua serra circular cortará um pouco dos quadros, mas protegerá o piso. Configure a serra para 0,6 cm mais profundo que a espessura do compensado.

  3. Use outra peça de compensado como guia para manter a serra em linha reta caso necessário. Ao posicionar o compensado em cima e prendê-lo com braçadeiras, você pode usar as pontas como guia para cortes longos e retos.

  4. Continue a cortar após começar. A não ser em caso de emergência, mantenha o corte para obter uma borda lisa. Tentar recomeçar um corte no meio de um compensado deixará marcas diferenciadas nas bordas que exigirão mais trabalho na hora de lixar.

  5. Arrume um ajudante ao cortar compensados com uma serra de bancada. A não ser que você tenha muita experiência com esse tipo de serra, prefira usar uma circular. Cada pessoa deve ficar em uma ponta da serra e segurar o compensado pelos cantos apenas.

Aviso

  • Independente das medidas de seguranças instaladas, serras elétricas são muitíssimo perigosas. Siga sempre as instruções do fabricante e não remova nenhum dos dispositivos de segurança, como protetores de plástico.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article