×
Loading ...

Como cortar e costurar passadeiras de mesa para casamentos

Atualizado em 17 abril, 2017

Criar mesas deslumbrantes para uma recepção de casamento é um componente crítico para a estética do evento. Mais do que qualquer outro elemento do salão de festas, as toalhas de mesa expressam a personalidade do casal e o tom de seu casamento. Os jogos de mesa são a fundação da arrumação da mesa. Criar uma nova camada com uma passadeira sobre a toalha de mesa é uma oportunidade de adicionar mais cor, textura ou cores. Costurar passadeiras de cetim requer um pouco mais do que apenas criar bainhas no tecido.

Instruções

O cetim está disponível em uma miríade de cores, o que o torna adaptável para qualquer paleta de cores (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)

    Medidas

  1. Contate o gerente do salão de festas ou o coordenador de seu casamento para requerer medidas das mesas, ou as meça você mesmo, caso tenha acesso a elas.

    Loading...
  2. Decida o quanto você quer que a passadeira fique pendurada além das bordas da mesa — suas duas pontas ficam pendentes.

  3. Dobre a medida da parte pendente. Adicione essa soma à medida do comprimento da mesa. Adicione mais 5 cm para a bainha. A medida final é do comprimento de cada pedaço de cetim. Por exemplo, se a mesa tem 2,4 m e você quer que fiquem 30 cm pendentes de cada lado, o comprimento total do cetim, incluindo a bainha, será de 3 m.

  4. Determine a largura que você quer que a passadeira tenha. A maioria tem cerca de 30 cm de largura. Adicione mais 5 cm à largura desejada para a bainha. Por exemplo, se você quer uma passadeira com 30 cm de largura, o tecido sem bainha deve ter 35 cm de largura.

    Como cortar e costurar

  1. Abra o tecido de cetim com o lado avesso voltado para baixo sobre sua superfície de trabalho. Meça o comprimento necessário com uma vara para medir tecido ao longo de uma de suas bordas. Marque o ponto com um giz de costura.

  2. Coloque quatro objetos pesados sobre o tecido, para ancorá-lo. Coloque a vara medidora sobre ele para servir de guia na hora de cortar.

  3. Corte ao longo das marcas de giz com uma tesoura grande e afiada.

  4. Retire os objetos pesados e a vara do tecido. Retire as demais partes de pano também, de maneira que apenas a parte cortada fique sobre a superfície de trabalho.

  5. Meça a largura desejada de uma borda do material em direção ao centro. Marque o ponto com giz.

  6. Ancore o tecido com os objetos pesados. Posicione a vara medidora sobre ele. Corte ao longo das marcas de giz.

  7. Dobre uma bainha de 2,5 cm ao longo de cada borda do cetim. Mantenha a dobra no lugar com alfinetes. Passe ferro sobre ela para que não se desfaça. O cetim deve ter uma borda com 2,5 cm de largura por toda a sua extensão.

  8. Faça uma costura única e reta ao longo da borda interna de cada bainha, usando uma máquina de costura. Coloque a costura 2 cm para além da borda dobrada do tecido. Retire os alfinetes à medida em que costura.

  9. Corte a linha ao terminar de costurar o quarto lado.

Loading...

O que você precisa

  • Medidas
  • Cetim
  • Vara para medir tecido
  • Giz para costura
  • Tesoura grande e afiada
  • Alfinetes
  • Ferro de passar roupa
  • Máquina de costura
Loading ...
Loading ...