×
Loading ...

Como cortar garrafas de vidro com um disco de corte de diamante

Atualizado em 20 julho, 2017

Uma ferramenta rotativa usada em conjunto com um disco de corte de composto de fibra pode ser bem versátil. Entretanto, existem diversos materiais, tais como vidro, que não podem ser cortados com um simples disco de fibra; para essas tarefas você vai precisar utilizar um disco de corte especial com cobertura de diamante. Eles são mais caros que os convencionais de fibra, mas depois de comprar um você vai descobrir uma grande variedade de aplicações que ele pode aguentar — até mesmo além de cortar vidro — que compensam muito seu custo.

Instruções

Os discos de corte de diamante são recomendados para se trabalhar em superfícies como o vidro, sendo mais resistentes e duráveis (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Verifique a integridade do disco de corte de diamante, em seguida encaixe-o em sua ferramenta rotativa. Procure por rachaduras ou outras imperfeições no disco — quaisquer irregularidades podem fazer com que ele se quebre durante o uso ou danifique a superfície que você está cortando. Instale o acessório na ferramenta seguindo as instruções e procedimentos fornecidos em seu equipamento.

    Loading...
  2. Prenda a garrafa de vidro que será cortada em uma superfície de trabalho estável. Você deverá usar uma superfície que seja resistente e sólida, com a menor vibração possível. Amarre a ponta da garrafa que você não vai cortar com um pano ou toalha, em seguida use uma grande braçadeira ou morsa para prendê-la na estrutura.

  3. Faça o corte inicial na garrafa. Comece cortando no topo do objeto, já que esse será o melhor e mais seguro ângulo para se trabalhar. Enquanto você corta mais fundo no vidro a partir do topo, desça a ferramenta lentamente e cuidadosamente para as partes laterais, mas não corte toda a área através dos lados nesse ponto.

  4. Rotacione a garrafa. Destrave-a e rotacione-a para que o lado não cortado fique voltado para cima. Repita o passo 3 nesse lado. Continue rotacionando até que todos os lados da garrafa estejam cortados a partir do topo. Em seguida, faça o processo de rotacionar e cortar em todas as áreas não cortadas entre os lados já completamente cortados.

  5. Lixe as bordas cortadas afiadas até obter um acabamento semi-fosco. Prenda cada uma das duas partes da garrafa em sua superfície de trabalho. Usando um acessório de pedra para lixamento em sua ferramenta rotativa, lixe a borda afiada até obter uma superfície segura e fosca.

Loading...

Dicas

  • Depois de ter cortado a garrafa você pode borrifar água na parte que será lixada, reduzindo assim a quantidade de pó de vidro fino que será espalhado por seu local de trabalho.

Aviso

  • Ao travar a garrafa enrolada com um pano, tenha cuidado para não apertar demais a braçadeira ou a morsa — uma força excessiva pode danificá-la.
  • Use óculos de proteção ao trabalhar com uma ferramenta rotativa e qualquer tipo de disco de corte. A pressão pode desintegrar o disco, resultando em diversas peças afiadas ou detritos sendo lançados no local.
  • Vista uma máscara que cubra sua boca e nariz ao cortar vidro. Esse procedimento pode lançar partículas microscópicas no ar que podem causar danos respiratórios graves.

O que você precisa

  • Superfície de trabalho
  • Pano ou toalha
  • Ferramenta rotativa
  • Disco de corte de diamante
  • Acessório de pedra de lixamento para a ferramenta rotativa

Referências

Loading ...
Loading ...