Mais
×

Como cortar lenha com uma motosserra

Atualizado em 11 janeiro, 2018

Como o custo dos combustíveis fósseis continua a aumentar, a utilização de combustíveis alternativos e renováveis é uma opção econômica viável. Cortar a sua própria lenha é gratificante e econômico, e utilizar uma motosserra torna o processo mais rápido e fácil. Independente de você derrubar uma árvore ou apenas cortar lenha para usar na lareira, é preciso sempre priorizar a segurança e estar familiarizado com a motosserra antes de começar o trabalho.

Instruções

Motosserra Stihl MS-280 (Stihl, USA)
  1. Corte uma fenda em formato de V até cerca de um terço da largura do tronco, do lado em que vc deseja que a árvore caia. Serre horizontalmente a partir do lado oposto, cerca de 5 cm sobre o centro do V. A fenda irá quebrar e a árvore cairá longe de você.

    Corte uma fenda em V e então serre o tronco cerca de 5 cm acima do centro da fenda
  2. Serre os galhos da árvore caída. Comece com aqueles mais próximos à parte inferior do tronco e corte-os para baixo, para que não obstruam a lâmina.

  3. Mantenha a área próxima livre de obstruções. Desligue a serra e mova os galhos e restos da área após terminar de cortá-los.

  4. Corte o tronco e galhos grandes em tamanhos de lenha, de 30 a 40 cm. Apoie uma extremidade do tronco, se possível, para que possa ser serrado com apenas um corte. Caso contrário, corte metade do tronco e então vire o pedaço de madeira do outro lado.

  5. Utilize um machado ou um malho e cunhas (não a motosserra) para cortar os tocos. Coloque-os em um bloco de desbastamento e parta-os ao meio.

    Utilize um machado para cortar os tocos

Aviso

  • Utilize proteção nos olhos e ouvidos quando trabalhar com uma motosserra.

O que você precisa

  • Motosserra
  • Machado
  • Marreta e cunhas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article