×
Loading ...

Como cortar medalhões de uma peça de filé mignon

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O filé mignon é o corte mais tenro de carne vermelha. O mignon, que significa "delicado", também é a seção mais cara do boi e aquela que possui um baixo teor de gordura. A peça inteira possui uma pequena extremidade dianteira, a qual é justamente cortada nas porções do filé. O corte em si é fácil, dando saborosos resultados.

Instruções

O primeiro bife de filé mignon apareceu nos cardápios dos Estados Unidos por volta de 1898 (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Coloque as luvas descartáveis antes de mexer com a carne crua. Em uma tábua de corte limpa, posicione a peça inteira.

    Loading...
  2. Explore toda a peça com seus dedos. Sinta a carne, de maneira a descobrir a costura que percorre o filé mignon. Essas costuras são tecidos marmorizados adiposos conjuntivos, parecidos com um buraco definido na carne, e separam a porção fibrosa do corpo da peça de filé mignon. O corpo é a parte que você cortará. Com seus dedos, separe a carne fibrosa. Sinta ao longo da peça para descobrir qual extremidade é a cabeça e qual é a ponta. A cabeça é a parte mais larga, envolta em um tecido conectivo fino, parecido com pele. Já a ponta é a região mais aguda.

  3. Retire a carne fibrosa de toda a extensão da peça, colocando a faca na junção e aparando-a sem machucar o corpo. Comece na ponta, trabalhando ao longo da costura. Faça pequenos cortes, até que se alcance a cabeça. Coloque essa porção em uma tigela e utilize como carne moída. Realizando pequenos cortes com a faca, retire a cabeça. Para fazer um bife de 2,5 a 5 cm de espessura, corte no meio da região em questão.

  4. Se a peça que você comprou ainda não foi limpa, retire a pele prateada. Incline a faca em uma posição ascendente e corte por baixo da pele. Segure-a e continue a cortar embaixo, tirando-a do corpo da carne, cuidadosamente. Lentamente, complete esse processo em toda peça, até que a totalidade de pele e gordura seja removida, sem cortar o corpo do filé mignon. Se você não conseguir tirar alguma gordura sem danificar o filé, deixe-a. Você pode removê-la após a divisão dos medalhões.

  5. Apare as pontas da peça para usá-las em refogados ou outras receitas.

  6. Fatie o filé mignon, dependendo de quão grossos você quer os medalhões. Comece do meio para criar medalhões mais bonitos. Corte toda a peça uniformemente. O número de medalhões cortados dependerá do tamanho total da carne.

Loading...

Dicas

  • O filé mignon geralmente é servido de médio a mal passado ou totalmente mal passado.
  • Essa carne é cortada em formato de borboleta para aqueles que a preferem bem passada. Para isso, simplesmente corte o medalhão ao meio, antes de cozinhá-lo.

O que você precisa

  • Luvas descartáveis
  • Tábua de corte
  • Peça de filé mignon
  • Faca afiada (faca de desossar ou outra faca de talhar)
  • Tigela

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...