×
Loading ...

Como cortar e polir ágatas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As ágatas geralmente são caracterizadas por faixas onduladas coloridas. Elas adquirem uma espécie de desenho em forma de chama depois de devidamente cortadas e polidas. Cortá-las requer ferramentas adequadas, como uma serra circular de bancada e uma esmerilhadeira. Além disso, para alcançar as fendas, o uso de um esmeril plano ajudará. Ao cortar uma ágata, deve-se seguir as características naturais da gema, permitindo que sua estrutura guie o corte; não tente forçar uma forma. Em relação ao polimento de acabamento, o método mais simples é usar um polidor elétrico.

Instruções

A ágata possui faixas onduladas coloridas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Molhe e examine a pedra preciosa bruta sob um dispositivo de ampliação com uma fonte de luz brilhante. Procure indícios da forma de chama na gema ou uma camada ondulada antes de começar a cortá-la.

    Loading...
  2. Raspe as camadas externas que envolvem a ágata. Há a possibilidade de que uma cobertura de calcedônia esteja cobrindo a pedra. Use uma serra circular para retirar cuidadosamente essas camadas, mas não corte a gema.

  3. Retire a camada final, trabalhando com cuidado até chegar à ágata. Siga a forma natural da pedra, deixando-a guiar as linhas de corte. Use a borda do rebolo da esmerilhadeira para fazer os contornos e alcançar as fendas. Comece lixando ao longo de um lado. Depois, use a outra borda do rebolo para lixar o lado oposto da pedra. A face do rebolo realizará o trabalho quando a borda estiver gasta.

  4. Finalize polindo a gema em um polidor elétrico. As ágatas ficam muito bonitas depois desse processo, transformando-se em uma pedra digna de ser pendurada como um pingente ou simplesmente colocada para exposição.

Loading...

O que você precisa

  • Serra circular de bancada
  • Esmerilhadeira
  • Esmeril plano (opcional)
  • Polidor elétrico

Referências

Loading ...
Loading ...