Como cortar seu próprio piso de madeira de árvores

Escrito por janos gal | Traduzido por mariana piastrelli lauria
Como cortar seu próprio piso de madeira de árvores
Cortar seu próprio piso de madeira poupará seu dinheiro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cortar o seu próprio piso de madeira dura é uma experiência gratificante e uma ótima maneira de poupar dinheiro. Quando o próprio piso de madeira é cortado, é possível se certificar de que as placas são dos mais altos padrões e controlar a qualidade das partes que vão ser usadas. Também é possível escolher seus próprios padrões para compor a forma da madeira, caso o desejo seja criar formas de piso únicas. Todo o necessário será ter acesso a uma árvore de madeira dura e uma serra para cortar as placas para o piso.

Instruções

    Escolhendo uma árvore

  1. 1

    Verifique as árvores no seu jardim ou gramado da frente para saber se você tem uma árvore de madeira dura. Existem vários tipos dessa árvore, tais como a cerejeira preta, nogueira preta e carvalho.

  2. 2

    Verifique a cor da casca da árvore para determinar que tipo de árvore ela é. A cerejeira preta tem uma cor marrom avermelhada, enquanto a nogueira preta tem uma cor castanho chocolate, e o carvalho é castanho claro.

  3. 3

    Retire parte da casca para sentir o cheiro, pois você pode determinar o tipo de uma árvore através do seu cheiro. A cerejeira preta tem um aroma muito perfumado, enquanto o carvalho vermelho tem um cheiro amargo e ácido.

  4. 4

    Verifique a densidade da árvore. A madeira dura é pesada e mais forte do que a madeira macia. Para verificar a dureza, empurre sua unha na árvore. Se puder amassar a árvore, isso significa que a madeira é macia; se as unhas não puderem deixar uma marca, significa que você está lidando com madeira dura.

    Sentindo a árvore

  1. 1

    Planeje uma rota de segurança antes de começar a cortar uma árvore. O percurso de segurança deve ser de 45 graus a partir do caminho de queda da árvore. Encontre um lugar onde deixará a motosserra quando a árvore começar a cair. Nunca corra com essa ferramenta na mão.

  2. 2

    Corte um entalhe de 45 graus para o lado da árvore do jeito que você quer que ela caia. Corte a base do entalhe em primeiro lugar, um terço do caminho do tronco da árvore. Corte a parte superior da ranhura de 45 graus a partir da base do entalhe.

  3. 3

    Corte através do outro lado do tronco, 5 cm acima da base do entalhe de 45 graus. Não corte todo o caminho até o tronco, em vez disso, deixe uma dobradiça para que a árvore não vá para trás e para cima quando ela cair.

  4. 4

    Desligue a motosserra quando a árvore começar a cair. Grite "madeira" e se afaste da árvore, indo pela sua rota de fuga. Se a árvore não cair, use duas cunhas e uma marreta, que seja um terço maior do que o rosto da cunha para ajudar a queda da árvore.

    Cortando as placas de madeira

  1. 1

    Corte os ramos da tora. Determine a espessura das placas de madeira que você deseja cortar usando uma fita métrica. Os pisos de madeira têm geralmente de 20 mm de espessura. Marque a espessura necessária ao longo do tronco com um marcador.

  2. 2

    Verifique a lâmina da serra antes de ligar a máquina. Certifique-se de que não haja nenhuma lâmina quebrada e que a máquina está em funcionamento. Ligue o motor e observe se a lâmina está funcionando perfeitamente antes de começar a cortar a tora.

  3. 3

    Configure a proteção da lâmina para 7,5 cm maior do que a tora da madeira para evitar que a lâmina fique sinuosa. Coloque a tora na máquina e, lentamente, comece a empurrá-la para a lâmina. Passe a lâmina ao longo das linhas que você marcou para a espessura. Certifique-se de que suas mãos não ficarão no caminho da lâmina e que você não se cortará durante o processo.

  4. 4

    Determine a largura das placas de madeira. As placas de revestimento de madeira têm, geralmente, entre 5 cm e 15 cm de largura. Marque as placas de madeira com a largura que você precisa usando um marcador. Corte as tábuas de madeira ao longo das linhas marcadas em pedaços menores, caso as placas estejam mais amplas do que você necessita.

Dicas & Advertências

  • Nunca fique embaixo de uma árvore caindo. Sempre grite "madeira", quando ela começar a cair.
  • Não corte árvore de um vizinho sem permissão -- e nunca corte uma árvore de um parque. Mantenha as mãos fora do caminho da lâmina de corte para evitar lesões.

O que você precisa?

  • Árvore de madeira dura
  • Motosserra
  • Cunhas
  • Marreta
  • Trena
  • Marcador
  • Serra de fita

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível