×
Loading ...

Como cortar um quadrado perfeito em uma placa de madeira

Atualizado em 17 abril, 2017

A maneira mais fácil de cortar um quadrado perfeito de uma placa de madeira é usar um escalímetro e um instrumento de medição. Você também precisará de uma serra capaz de alinhar a lâmina para fazer linhas perfeitas de acordo com a trava de ajuste da serra de mesa. Pode ser que seja necessário algumas tentativas antes de fazer tudo certo, portanto pratique em pedaços inutilizáveis de madeira antes começar seu projeto.

Instruções

Uma serra de mesa de alta qualidade tornará o trabalho muito mais fácil de ser concluído (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Faça a primeira marca na placa de madeira indicando um canto de seu quadrado. Use um escalímetro e um lápis para desenhar uma linha reta a partir da primeira marca com o comprimento desejado -- por exemplo 60 cm. Use a fita métrica para assegurar a precisão do primeiro lado.

    Loading...
  2. Meça outros 60 cm em um ângulo de 90 graus a partir do ponto final da primeira linha. Faça uma segunda marca. Faça uma linha reta à partir do ponto final da primeira linha até a segunda marca.

  3. Meça outros 60 cm em um ângulo de 90 graus à partir do ponto final da segunda linha. Faça uma terceira marca na borda e desenhe uma linha reta para conectá-la.

  4. Conecte os pontos finais remanescentes usando outra linha reta -- certifique-se de medir novamente para se assegurar da precisão do comprimento.

  5. Use a serra com a barreira de ajuste e guie a placa para fazer cortes retos ao longo das linhas.

Loading...

Dicas

  • Certifique-se de que seu alinhamento paralelo está configurado corretamente -- a lâmina deve estar exatamente alinhada com o encaixe da madeira e a barreira.

O que você precisa

  • Placa de madeira
  • Lápis
  • Fita métrica
  • Escalímetro
  • Serra

Referências

Loading ...
Loading ...