Mais
×

Como cortar quadrados para fazer uma colcha de estrela

Uma colcha com uma estrela de oito pontas pode ser feita usando quadrados e triângulos de cores contrastantes. O patchwork resultante terá uma estampa de estrela que poderá combinar com qualquer decoração, dependendo da escolha do tecido. Uma estrela de oito pontas feita de tecido é melhor construída se você usar cores bem diferentes umas das outras. Uma série de estrelas poderão ser combinadas para fazer uma linda colcha para a sua cama.

Instruções

Você pode fazer uma colcha de retalhos usando tecidos de cores contrastantes (fabric swatches image by Empath from Fotolia.com)
  1. No papelão, desenhe dois quadrados de 5 cm e um de 10 cm usando o lápis e a régua. Em seguida, recorte os moldes com a tesoura.

  2. Coloque um dos moldes de 5 cm por cima do tecido de cor clara. Contorne-o com a caneta para tecido e recorte, acrescentando 6 mm para a costura em cada lateral. Repita o processo para obter quatro quadrados de cor clara.

  3. Corte um molde de 5 cm ao meio e diagonalmente, criando dois triângulos. Com eles, corte oito peças de cor escura e mais oito de cor clara. Lembre-se que cada um deles também precisa ter 6 mm de margem para a costura.

  4. Junte um triângulo claro e um escuro para formar um quadrado. Repita o processo até ter oito quadrados multicoloridos.

  5. Usando o molde de 10 cm, recorte um quadrado no tecido claro. Não se esqueça dos 6 mm de margem para a costura.

  6. Posicione o quadrado de 10 cm em uma mesa. Em seguida, pegue os quatro quadrados claros de 5 cm e coloque-os em cada lateral dele. Preencha as seções superior, inferior e laterais da estrela com os triângulos claros e escuros para criar suas oitos pontas.

  7. Costure todas as peças juntas usando os 6 mm reservados para isso.

O que você precisa

  • 25 cm de tecido claro de algodão
  • 25 cm de tecido escuro de algodão
  • Papelão
  • Régua
  • Tesoura
  • Caneta para tecido
  • Máquina de costura ou linha e agulha
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article