×
Loading ...

Como cortar o talo de orquídeas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Orquídeas representam uma vasta variedade de plantas que possuem cores e época de florescimento diferentes. Entretanto, uma coisa que todas as orquídeas têm em comum é que as flores se desenvolvem no topo, nos talos centrais. Esses talos são impressionantes quando a orquídea está no auge do florescimento, mas não são muito atraentes depois que o florescimento desaparece. Depois que o desabrochar da orquídea acaba, você pode cortar o talo para melhorar a aparência das folhagens remanescentes.

Instruções

Pode os talos das orquídeas quando eles ficarem marrons (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Espere até que a floração da orquídea murche e caia do talo central e espere até que o talo se torne amarelo ou marrom. O momento em que isso ocorre varia baseado na espécie de orquídea.

    Loading...
  2. Segure as folhagens mais baixas da orquídea com uma mão e localize o talo central morto de onde ele emerge do centro da planta da orquídea.

  3. Meça aproximadamente 2,5 cm da base da haste e corte o talo usando a tesoura de poda ou o bisturi, fazendo um corte reto através do topo. Não pode abaixo de 2,5 cm acima da base ou você pode machucar as outras folhagens ou a base da planta da orquídea.

  4. Borrife meia colher de chá de canela em pó na sua mão e cubra a extremidade cortada da haste da orquídea com a canela, que agirá como um fungicida natural para prevenir infecções.

Loading...

Dicas

  • Algumas variedades de orquídeas desabrocham várias vezes no mesmo talo. Por isso, deixar o talo na planta até que ele fique amarelo garante que você não o cortou antes que a orquídea floresça novamente.
  • Se não tiver certeza se sua orquídea florescerá ou não novamente, examine a haste verde para ver se existem pequenos caroços verdes, que são nódulos. Corte a haste verde a 6 mm do nódulo. Se o talo ficar amarelo ao invés de reflorescer, corte-o até a base da planta.
  • Algumas orquídeas não florescem novamente, mas produzem pequenos bulbos na base do talo, que podem ser removidos e plantados.

O que você precisa

  • Podadores de mão ou um bisturi
  • Canela

Referências

Loading ...
Loading ...