Mais
×

Como cortar as unhas de um cachorro

Atualizado em 21 novembro, 2016

Cortar as unhas de um cachorro pode ser um processo intimidador. Produtos para afiar ou polir as unhas de um cão podem ser usados, mas é uma boa ideia saber como usar um cortador de unhas. Eles não precisam de eletricidade, e geralmente o único que pode acontecer é eles perderem o corte com o passar do tempo. A confiança vem da habilidade de identificar o quanto as unhas do seu cão podem ser cortadas. Comece a cortá-las desde filhote para que se torne uma parte regular de sua rotina.

Instruções

Unhas de cães sem corte podem enroscar, quebrar ou tornar a caminhada desconfortável (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

    Cortando as unhas do cão com segurança

  1. Escolha um cortador de unhas com o qual você se sinta confortável. Há dois tipos: a guilhotina e a tesoura. Se usar o tipo guilhotina, treine com o cortador longe do cão para que você saiba exatamente onde a unha será cortada.

  2. Certifique-se de que seu cão não possa sair ou se mover excessivamente. Incline-se sobre ele e segure-o perto do seu corpo ou chame alguém para segurá-lo para você.

  3. Vire a pata do cachorro para cima de forma que você a veja por baixo. Deste ângulo, você conseguirá ver se você está chegando perto da carne (onde há a veia sanguínea) da unha depois de cortá-la.

  4. Corte a unha mesmo com a parte inferior do pé. Pode haver um "gancho" definido no final da unha. Se sim, essa parte pode ser tirada. Se você estiver cortando unhas brancas, poderá ver a carne rosada. Deixe um pouco de unha antes de chegar nessa carne.

  5. Olhe para o fim da unha. Tanto com unhas brancas quanto com unhas pretas, se ainda houver algo branco e sólido dentro da unha, você pode tirar mais. Corte pequenos pedaços de cada vez até que você se acostume com a tarefa. Uma vez que a parte branca não aparecer mais e ficar uma cor escura - rosa ou preta - você já cortou o suficiente. Se você corta um pouco demais e sangrar, coloque pó hemostático ou um lápis no fim da unha até que pare de sangrar.

  6. Corte as garras de orvalho do cão, se ele as tiver. As garras de orvalho são localizadas na parte interna da perna de um cachorro. Eles podem tê-las nas patas dianteiras ou traseiras. Uma vez que elas não têm contato com o chão, geralmente são maiores que as outras unhas. Se não forem cortadas por muito tempo, podem até crescer em círculo e dentro da pata. Se isso acontecer, use um cortador de unhas que abra o suficiente para ficar em volta da unha e corte-a até o meio. Puxe o fim da unha para fora da pata, então corte o resto da unha num tamanho apropriado.

  7. Afie as unhas com um afiador giratório para este fim ou com um afiador menor se você quiser cantos arredondados.

Aviso

  • Coloque focinheira em seu cão enquanto cortar as unhas dele se você achar que pode ser mordido durante o processo.

O que você precisa

  • Cortador de unhas para animais
  • Pó hemostático ou lápis
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article