Mais
×

Como cortar as unhas de um chihuahua?

Atualizado em 21 novembro, 2016

O chihuahua é um dos menores cães que existem. Pesando não mais que 2,5 kg, esses pequenos fazem a maior parte de seus exercícios físicos correndo de um cômodo para o outro em uma casa. Sensíveis a temperaturas extremas, eles não são adequados para uma vida fora de casa. As caminhadas e passeios do seu chihuahua até o quintal podem não ser suficientes para lixar as unhas deles. Se ficarem muito longas, poderá ser difícil e até doloroso para o cãozinho caminhar. É sua responsabilidade cortá-las sempre que elas ficarem longas o suficiente para tocarem o chão.

Instruções

Seu carpete não lixará as unhas do seu chihuahua, então você terá que cortá-las (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Instruções

  1. Escolha um cortador de unhas em forma de tesoura ou guilhotina para o seu cão. Use qualquer tipo que seja mais confortável para você. Compre um cortador que seja feito especialmente para raças pequenas; os maiores serão muito grandes para as unhas pequenas do seu chihuahua.

  2. Condicione seu cão a tolerar o toque humano em suas patas. Os chihuahuas podem não gostar de ter suas patas tocadas, e portanto, as afastarão instintivamente. Isso tornará o corte de unhas mais difícil. Brinque com as patinhas do seu chihuahua, elogiando-o e recompensando com petiscos enquanto o faz.

  3. Examine as unhas do seu chihuahua. Se forem brancas, você verá uma área escura ou rosada dentro delas. Essa área é conhecida como "sabugo", e consiste em um feixe de nervos que você deve evitar cortar. Se seu chihuahua tiver unhas escuras, você terá que cortá-las aos poucos, observando se um círculo aparece a cada cortada. Esse círculo indicará que você está aproximando-se do sabugo.

  4. Segure firmemente a pata do seu chihuahua para mantê-la imóvel. Comece cortando as unhas pela ponta e corte a partir do topo até a parte inferior, seguindo a curva natural da unha. Pare de cortar logo abaixo do sabugo.

  5. Recompense seu chihuahua enquanto corta as unhas dele. Elogie-o e dê petiscos a ele. Isso o ensinará que o corte das unhas pode ser uma experiência positiva, ao invés de assustadora.

  6. Aplique pó hemostático nas unhas que sangrarem. Quando isso acontece, significa que você cortou muito perto do sabugo, mas o pó hemostático interromperá o sangramento dentro de alguns minutos.

O que você precisa

  • Cortador de unhas para cães
  • Pó hemostático
  • Petiscos para cães
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article