Mais
×

Como cortar vasos de cerâmica

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os vasos de argila são mais atrativos que seus equivalentes de plástico, mas são muito mais difíceis de serem cortados para uma customização de tamanhos. Ferramentas de alta tecnologia, como serras com lubrificação à água, cortarão azulejos de cerâmica como manteiga, mas não são tão seguras para itens maiores, como vasos. Corte seu vaso de argila com uma serra de carboneto, que parece com uma serra de arco, mas possui uma lâmina feita feita de carbeto, em vez de metal.

Instruções

Vasos de cerâmica de tamanho padrão não são o que você procura? Corte-os com uma serra de carboneto (terracotta pots image by cusrach from Fotolia.com)
  1. Utilizando um lápis de cera, desenhe a linha de corte no local desejado.

  2. Coloque o vaso de cerâmica em uma superfície de trabalho e use uma braçadeira para prendê-lo no lugar. Coloque a espuma de borracha ou um pedaço de pano dobrado entre as mandíbulas da braçadeira e o vaso, para evitar que o mesmo seja quebrado.

  3. Pulverize a área a ser cortada com a garrafa spray cheia de água. Isso evitará que a lâmina da serra fique muito quente durante o processo de corte, e diminuirá a criação de poeira.

  4. Coloque uma mão em um lado da linha para dar mais estabilidade ao vaso.

  5. Posicione a lâmina ao longo da linha e serre levemente para frente e para trás para começar o corte.

  6. Aplique um pouco mais de pressão após o corte ter sido iniciado. Não ponha muita força, tanto pela serra quanto pela sua mão, já que isso pode quebrar o vaso. Aplique uma pressão de leve a média, e deixe a serra fazer a maior parte do trabalho.

  7. Pulverize o pote com água mais uma vez para mantê-lo úmido.

  8. Lixe a extremidade afiada após o corte ter sido terminado. Comece com uma lixa grosseira 80, para suavizar a área. Em seguida, mova gradualmente para a lixa de grão 200 e 400, para dar um polimento fino à extremidade.

O que você precisa

  • Lápis de cera
  • Espuma de borracha
  • Braçadeira
  • Garrafa spray
  • Lixa de grão 80
  • Lixa de grão 200
  • Lixa de grão 400
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article