×
Loading ...

Como cortar vigas de telhado com serra

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As modernas vigas triangulares para telhado tomam o lugar das vigas comuns, sendo feitas de seis partes. Duas para o topo, formando um ângulo, são as vigas superiores. A base horizontal é conhecida como viga de base. Essas três partes formam a moldura e são suportadas por uma viga central, conhecida como poste de suporte, e duas vigas na posição diagonal central, conhecidas como teias.

Instruções

Telhados de vigas são mais rápidos e fáceis do que um modelo tradicional (New home construction image by Burtsc from Fotolia.com)
  1. Meça e corte as vigas da base de acordo com o projeto. Normalmente eles são maiores que o topo dos dois lados da parede. Deixe 25 a 30 cm de cada lado para o beiral. Corte as pontas com um ângulo de 90 graus com sua serra.

    Loading...
  2. Localize a parte de cima do telhado no projeto e converta-o para a obra. O topo deve estar descrito claramente sua fração, como 6/12. O primeiro número refere-se aos centímetros da parte vertical e o segundo aos da parte horizontal.

  3. Coloque o esquadro com a parte maior estendida em sua frente e o lado menor virado para a esquerda. Passe a trena na parte maior do esquadro (segunda medida), e ao redor da parte menor (primeira medida). Faça uma borda reta entre as duas marcas e alinhe o ângulo com o centro do esquadro. Esse será seu ângulo do topo.

  4. Corte as pontas de duas madeiras para obter o ângulo do passo anterior. Ligue a serra, soltando a trava da mesa de serra. Libere a trava ou gire em sentido anti-horário. Posicione as placas na mesa contra a serra para fazer o corte. Corte uma madeira com ângulo para a esquerda, outra para a direita.

  5. Encaixe as duas madeiras para formar a viga do topo, unindo os dois cortes. O topo das vigas deve ficar alinhado com a base. Marque o centro da base. faça marcações de 4,5 cm para a direita e esquerda da marcação central. Use o esquadro para desenhar as linhas verticais através da madeira.

  6. Coloque as madeiras nas marcações feitas no passo anterior, ligando as duas vigas. Marque o ponto onde a viga superior cruzará com a base. Corte a parte final da base, formando ângulo de 90 graus e fazendo com que a parte de cima se encaixe na parte de baixo, alinhado com as marcações centrais.

  7. Corte a beirada de duas madeiras formando ângulo de 45 graus, para que se encontrem no centro, formando um ângulo de 90 graus. Essa parte será a teia. Encaixe os pontos entre o poste e o topo da base. Marque na teia a parte em que se cruza com a viga superior e corte nessa marcação. Encaixe as madeiras em seus lugares.

Loading...

O que você precisa

  • Projeto
  • Esquadro
  • Trena
  • Madeira 5 x 10
  • Serra

Referências

Loading ...
Loading ...