Mais
×

Como fazer um corte de cabelo masculino em si mesmo

Atualizado em 17 abril, 2017

Todo mundo sabe que um bom homem cuida de si mesmo. Pense no dinheiro que você pode economizar se aprender a cortar o próprio cabelo ao invés de ir a um barbeiro para realizar esse procedimento simples. Se você tiver que comprar máquinas e tesouras de cabelo, o custo será compensado pelo montante poupado, evitando ir ao barbeiro toda vez que precisar de um corte.

Instruções

Use uma máquina de aparar cabelos para fazer um corte bonito e gratuito em você mesmo (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

    O corte com máquina

  1. Lave o seu cabelo com xampu e então use o condicionador para que ele fique macio. Use um pente para desembaraçar todos os nós que permanecerem após o uso do condicionador. Coloque uma lona ou toalha no chão do banheiro debaixo de onde você pretende cortar seu cabelo.

  2. Selecione o tamanho correto do pente guia para o comprimento de cabelo desejado, fixe-o à máquina e a ligue. Enquanto se vê no espelho, comece a cortar o cabelo acima de uma de suas orelhas, segurando a máquina de forma ascendente e mergulhando-a em cima da orelha. Empurre a máquina em direção ao alto da cabeça, parando onde o topo se encontra com a lateral.

  3. Repita esse procedimento padrão várias vezes ao redor de sua cabeça, exceto acima de seu rosto, até que todo o cabelo debaixo do topo da cabeça fique com o mesmo comprimento. Observe a parte atrás de sua cabeça enquanto está cortando o seu cabelo no espelho usando um espelho de mão ou ajustável fixado na parede ao lado pia do banheiro.

  4. Corte o resto do cabelo do topo de sua cabeça, usando um pente guia de tamanho diferente se você desejar um cabelo mais longo em cima. Pode-se usar o mesmo pente guia se você desejar que todo o seu cabelo tenha o mesmo comprimento. Empurre a máquina para o lado de sua cabeça e percorra todo o caminho até o topo. Continue fazendo todo o caminho em torno de sua cabeça várias vezes até que o cabelo inteiro esteja com o mesmo comprimento.

    Tamanhos diferentes

  1. Siga o mesmo procedimento descrito na Seção 1, mas pare de usar a máquina antes de cortar qualquer cabelo crescendo pela coroa da sua cabeça.

  2. Corte a franja penteando todo o seu cabelo para trás e, em seguida, partindo o cabelo 5 cm acima do couro cabeludo para os lados. Penteie sua franja para frente e corte-a no comprimento desejado com a tesoura. Você pode cortar reto ou em camadas pegando a franja e cortando as extremidades em um ângulo para trás, na direção da coroa. Para dar volume, corte em ziguezagues ou cunhas nas bordas. Tenha cuidado e vá devagar, já que sua franja é o que você irá basear o resto do comprimento de seu cabelo.

  3. Molhe o restante do cabelo que você ainda não cortou no topo de sua cabeça e penteie-o para trás e, em seguida, parta-o ao meio. Separe, com o pente, uma mecha de 5 cm de espessura de cabelo de um lado de sua cabeça longe do resto. Segure-o entre o indicador e o dedo médio e puxe-o para fora da sua cabeça. Corte no comprimento e textura de sua franja, usando a tesoura.

  4. Continue o processo descrito no Passo 3 em toda a volta da sua cabeça. Use o espelho para ver a parte de trás de sua cabeça enquanto está aparando. Quando terminar, retire o pente guia da máquina ou use um aparador de barba para limpar as bordas — pescoço e costeletas — de sua cabeça recém-cortada de cabelo. Quando terminar, limpe o cabelo cortado que caiu no banheiro. Lave o cabelo, seque e depois penteie para ver o seu novo corte de cabelo.

O que você precisa

  • Máquinas de cortar cabelo com pente guia
  • Tesoura
  • Pente
  • Espelho de mão
  • Espelho montado na parede
  • Aparador de barba
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article