Mais
×

Como fazer um corte chanfrado no tampo de uma mesa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Bordas chanfradas podem ser feitas no tampo de uma mesa usando brocas de fresa específicas. Essas brocas, conhecidas como brocas de chanfro, são usadas com uma fresa depois que a mesa está pronta, para cortar de maneira uniforme por todo o perímetro do tampo. Fazer esses cortes após a peça estar montada mantém a fresa firme ao redor dos cantos. Você pode cortar em diferentes graus de chanfro sobre qualquer mesa de madeira, mas o mais popular é o chanfrado de 30° que não seja mais largo do que 2 cm.

Instruções

Use fresas para chanfrar tampos de mesas (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Coloque a broca de 30° na fresa e aperte. Desaperte a alça de profundidade do corte na lateral da fresa e deslize a base da fresa para cima e para baixo, de modo que o topo da broca esteja nivelado com a base da fresa.

  2. Segure a fresa com as duas mãos. Apoie seu braço esquerdo na mesa. Coloque a borda da base da fresa no tampo da mesa. Não deixe a broca encostar no tampo da peça.

  3. Aperte o gatilho para ligar a fresa. Mova a broca gentilmente para a borda do tampo da mesa. Quando a broca entrar em contato com a madeira, comece a puxar a fresa para trás, enquanto a broca desliza pela madeira. Quando chegar ao fim da mesa, deixe a fresa deslizar gentilmente para fora. Solte o gatilho.

  4. Gire seu corpo a 90°. Repita os passos 2 e 3 nos outros três lados da mesa.

  5. Lixe as bordas chanfradas com uma lixa de papel de 100 grãos, usando um bloco de suporte.

Dicas

  • Mantenha a integridade do chanfrado intacta. Não arredonde o chanfro com uma lixa. Esse tipo de trabalho fica melhor com linhas bem definidas.

Aviso

  • Não pare ou hesite enquanto estiver fazendo cortes com uma fresa. Isso causará queimaduras no tampo da mesa. Faça movimentos deliberados, e force para manter a consistência. Use óculos de segurança.

O que você precisa

  • Broca de fresa de 30°
  • Fresa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article