Como saber se um corte ou ferida necessita sutura?

Escrito por kathryn walsh | Traduzido por ricardo torres iupi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como saber se um corte ou ferida necessita sutura?
O cuidado em fechar o ferimento ajuda na prevenção de infecções. (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Exceto para os mais medrosos, uma gota de sangue não é grande coisa. Uma ferida aberta que não para de sangrar, porém, é uma visão horrível para a maioria das pessoas. Alguns cortes que parecem dramáticos em um primeiro momento, precisam apenas de um curativo, enquanto que em alguns que não parecem tão graves, uma sutura é necessária. Depois que uma lesão acontece, pare e respire fundo antes de avaliar a situação.

Outras pessoas estão lendo

Ferimentos que necessitam de suturas

Você pode automaticamente dizer se algum tipo de ferimento precisa de pontos. Um corte no rosto não necessariamente precisa de pontos, porém se for suturado por um cirurgião plástico ou outro médico, a chance de haver cicatriz é menor. Segundo a Fundação Nemours, cortes profundos ou feridas no pescoço deve ser suturados; a Universidade do centro médico Rochester aconselha que um corte maior do que um centímetro também pode precisar de pontos. Um corte profundo que ocorra ao longo de uma articulação como o joelho ou cotovelo, por exemplo, pode também necessitar de sutura, uma vez que um curativo não vai ser capaz de mantê-lo fechado.

Determinando a necessidade da sutura

Se você está lidando com um corte que é profundo e longo o suficiente para sangrar um pouco, tente você mesmo parar o sangramento. Pressione um pano ou gaze contra a ferida. O centro médico Telluride recomenda pressionar a ferida de forma constante, enquanto você posiciona o local da lesão em um ponto mais alto que seu coração. Por exemplo, se você cortar a perna, deite-se e eleve sua perna sobre um travesseiro ou um banquinho. Verifique a ferida depois tê-la pressionado por 10 minutos. Se o sangramento parou, provavelmente você só precisa de um curativo.

Outras considerações

Mesmo um pequeno corte pode precisar de sutura se você puder ver alguma estrutura interna do corpo. De acordo com o centro médico Telluride, se você ver algo amarelo, pode ser uma camada de gordura; algo vermelho escuro pode indicar um músculo e se for branco, pode ser um tendão ou osso. Basicamente, se você ver algo mais profundo do que as camadas superiores da pele, você precisará de sutura. Você pode ser capaz de dizer que você cortou a pele profundamente logo após a lesão, ou talvez você ainda precise diminuir o fluxo sanguíneo fazendo uma compressão com gaze primeiro, dependendo da gravidade da lesão.

Cuidando de um corte

Um corte que não necessite de sutura ainda precisa ser limpo. Depois de interromper o sagramento, lave a ferida com água e sabão. Aplique um antibiótico tópico e cubra a ferida com um curativo antisséptico. Mantenha a ferida seca e elevada, se possível. Mesmo se a ferida for superficial, você precisa consultar o médico se qualquer detrito, como areia, vidro ou cascalho, estiver preso na pele. Não lave-os com sabão e água, uma vez que estes objetos podem levar a uma infecção. Se o corte for causado por metal enferrujado ou uma mordida de animal, ligue para seu médico; de acordo com a Fundação Nemours, receber o soro antitetânico dentro de 48 horas após se machucar pode reduzir o risco de infecção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível