on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um corte transversal de 60 graus com uma serra de esquadria de 45 graus

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Serras de esquadria tradicionais não cortam mais fino do que 50 graus. Elas são limitados pelo seu desenho e o porque normalmente estão predefinidas para parar a 45 graus. Isso não significa que você não pode cortar um ângulo de 60 graus. Você pode aplicar um truque que os marceneiros usam para cortar ângulos fechados, adicionando uma cunha por trás da peça. Uma cunha desvia o grau do ângulo para longe da cerca, dando o espaço necessário para se fazer um corte transversal com um ângulo de 60 graus. Um corte transversal é corte perpendicular à fibra da madeira.

Instruções

Visualmente alinhe o ângulo com a lâmina e depois corte (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Corra a lâmina da serra de esquadria toda para o lado esquerdo, passe completamente os 45 graus pré-definidos até que a lâmina não possa ir mais longe.

    Loading...
  2. Desenhe um ângulo de 60 graus em uma placa de retalho usando um transferidor e um lápis. Coloque a placa sobre a serra de esquadria posicionando o ângulo que você desenhou diretamente sob a lâmina. O lado comprido da placa deve ficar estendido para fora do lado esquerdo da lâmina.

  3. Puxe a lâmina da serra para baixo. Não ligue a serra. Visualmente alinhe a lâmina com o ângulo que você desenhou. Eles não vão alinhar.

  4. Usando um martelo, coloque uma cunha entre a placa e a cerca da serra, do lado esquerdo distante da cerca da serra. Continue olhando para o ponto de alinhamento da lâmina da serra e para o ângulo que você desenhou.

  5. Arrume a cunha conforme você vir a placa começar a se afastar do ângulo da cerca. Ele vai começar a se alinhar com a lâmina conforme você mexer na cunha. Quando o ângulo da placa estiver alinhado com a lâmina da serra, pare de arrumar a cunha.

  6. Segure a placa firmemente contra o muro usando uma mão, prendendo a cunha no lugar e segurando-a com estabilidade. Ligue a serra, traga a lâmina para baixo e corte transversalmente o ângulo de 60 graus sobre a placa.

Loading...

Dicas

  • Se você não tiver certeza se o ângulo está certo, verifique com o transferidor. Se ele não estiver perfeito, prepare-o novamente.

Aviso

  • Use sempre óculos de proteção. Se um pequeno pedaço de madeira for por trás da lâmina, segure a serra para baixo o tempo todo. Solte o gatilho. Quando a serra desacelerar e parar, deixe-a voltar à sua posição vertical. Isso impede que o pequeno pedaço volte a saltar.

O que você precisa

  • Tábua de retalho 2 x 3,8 x 122 cm
  • Transferidor
  • Lápis
  • Cunha de madeira, 2 x 2 cm
  • Martelo
Loading ...
Loading ...