Cortes de cabelo que ficam bons em mulheres com mais de 50 anos

Escrito por mary avant | Traduzido por lara scheffer | 11/07/2016
Cortes de cabelo que ficam bons em mulheres com mais de 50 anos
Com o corte certo, mulheres acima de 50 podem ter um cabelo maravilhoso (Getty Images)

Encontrar num novo corte de cabelo pode ser um desafio em qualquer circunstância, e quando seu cabelo está ficando cada vez mais fino, danificado e sem volume — algo comum para mulheres acima de 50 anos —, a situação fica ainda mais frustrante. Mas não quando se sabe exatamente quais cortes ficam bons para seu formato de rosto, tipo de cabelo e estilo pessoal. Leia este artigo com algumas dicas para escolher o corte perfeito, além de seis estilos para servir de inspiração na sua próxima ida ao salão de beleza.

Pesquise antes de escolher um corte

Cortes de cabelo não combinam com todo mundo em todas as idades, e as mulheres devem levar tudo em consideração, desde a textura e cor dos cabelos até o formato do rosto e os cuidados necessários com o cabelo ao procurar um corte, diz Davin Testerman, cabeleireiro de Indianápolis, nos EUA, e especialista do LoxaBeauty.com. Ele também sugere que as mulheres observem celebridades e outras mulheres de sua faixa etária que tenham formatos de rosto parecidos para encontrar cortes que tenham uma tendência a ficar bons nelas também.

Cortes de cabelo que ficam bons em mulheres com mais de 50 anos
Em camadas ou curto, lembre-se de levar tudo em consideração (Getty Images)

Joãozinho clássico e liso

Perfeito para mulheres de cabelo liso que desejam um visual clássico mais feminino, o joãozinho — como o da atriz Robin Wright — é ótimo para mulheres com rostos mais longos e finos. Ele também ajuda a criar um formato mais oval para mulheres que naturalmente desenvolvem um rosto mais arredondado conforme envelhecem, conta Davin. "O cabelo é cortado mais próximo do rosto e mais substancialmente na parte superior, ajudando a alongar o rosto, criando uma aparência mais oval", explica.

Cortes de cabelo que ficam bons em mulheres com mais de 50 anos
Afine um rosto mais arredondado com um joãozinho clássico, como o da atriz Robin Wright (Getty Images)

Joãozinho arrepiado e ousado

Assim como o joãozinho liso — mas um pouco mais ousado — um joãozinho repicado e arrepiado funciona bem em cabelos de todas as texturas e pode ser visto aqui na atriz Jamie Lee Curtis. O estilo é uma escolha particularmente boa para mulheres com cabelos grisalhos, que têm uma textura e ondulação naturais, conta a cabeleireira de celebridades de Nova Iorque e embaixadora da Aviva Hair Revitalizer Naté Bova. Para suavizar o visual, peça que seu cabeleireiro faça uma franja lateral, que deixará o visual mais adequado a ocasiões cotidianas.

Cortes de cabelo que ficam bons em mulheres com mais de 50 anos
Demonstre sua personalidade ousada com um joãozinho curto e arrepiado como o de Jamie Lee Curtis (Getty Images)

Chanel

Para um estilo que dê mais volume a cabelos finos e também fica ótimo em cabelos médios, tente cortar os fios em um chanel que fique entre os ombros e o queixo, sugere Naté, como os da atris Kim Cattrall. Adicione camadas longas para combinar com um rosto arredondado, mas evite este estilo chique se você tiver cabelos crespos ou ondulados, pois ele pode ficar muito volumoso.

Cortes de cabelo que ficam bons em mulheres com mais de 50 anos
Um chanel como o de Kim Cattrall pode adicionar volume a cabelos finos (Getty Images)

Chanel angular

Para modificar um pouco o chanel clássico, escolha um corte mais curto na parte de trás e mais comprido na frente, como o utilizado pela atriz Angela Basset. Naté diz que o estilo é ideal para mulheres com rostos quadrados ou angulares, já que suaviza o rosto e a linha da mandíbula. Também pode ficar bom em mulheres com rostos arredondados, acrescenta Sacha Quarles, cabeleireiro de celebridades em Nova Iorque e Los Angeles e diretor artístico da SHE by SO.CAP.USA. Isso sem falar que é um estilo inteligente para mulheres com cabelo liso, já que fica chique quando liso, adicione Naté.

Cortes de cabelo que ficam bons em mulheres com mais de 50 anos
Suavize um rosto angular com um chanel assimétrico como o da atriz Angela Bassett (Getty Images)

O chanel longo

Um estilo popular para praticamente todas as faixas etárias, o chanel longo — visto aqui na atriz Michelle Pfeiffer — fica na altura da clavícula e é ótimo para rostos arredondados, pois alonga o rosto e a silhueta, conta Davin. Ele também é perfeito para mulheres com cabelos naturalmente ondulados ou cacheados, já que é fácil simplesmente lavá-lo e sair, adiciona Naté. Se você não tem uma textura natural, mas ama o visual mesmo assim, Sacha sugere utilizar um babyliss ou bobs para cacheá-lo e criar mais volume.

Cortes de cabelo que ficam bons em mulheres com mais de 50 anos
Brinque com um estilo mais longo como Michelle Pfeiffer (Getty Images)

Camadas longas e adoráveis

Embora muitas mulheres com mais de 50 anos pensem que precisam cortar seus longos cabelos, isso não é necessariamente verdade, diz Naté. "Se você tem uma aparência mais jovem, definitivamente pode manter o cabelo um pouco mais comprido, entre a clavícula e a parte superior do peito", ela explica. Para cabelos médios ou finos, peça ao seu cabeleireiro por camadas longas começando na clavícula, como da atriz Julianne Moore. Se seu cabelo for mais grosso, opte por camadas na parte inferior do cabelo para afiná-lo sem perder o volume.

Cortes de cabelo que ficam bons em mulheres com mais de 50 anos
Se ainda tiver cabelos saudáveis e cheios depois dos 50, não tenha medo de deixá-los longos como a atriz Julianne Moore (Getty Images)