Mais
×

Como fazer cortinas sem costura

Atualizado em 17 abril, 2017

Quem disse que você precisa de uma máquina de costura para fazer sua própria cortina? Aqui é apresentada uma maneira de fazer cortinas com um visual igual ao das lojas, mas que não requer nenhuma costura, apenas um ferro de passar.

Instruções

Faça você mesmo cortinas sem costura (Marisa Lynch)

    Como fazer cortinas sem costura

  1. Para criar essas cortinas simples, você precisará de poucos materiais. Além do tecido, caneta e cortador (ou tesouras), você precisará de uma fita adesiva que cole ao ser aquecida, é ela que nos permite fazer essas cortinas sem agulha e linha. Veja o último slide para uma lista dos itens necessários.

    Materiais necessários (Marisa Lynch)
  2. Meça sua janela para decidir quanto tecido você irá precisar (certifique-se de considerar onde sua cortina irá ser pendurada no suporte e quanto de tecido você precisará para fazer a barra no final). Corte uns 5 centímetros a mais na altura e na largura para a "bainha falsa" que faremos ao redor da cortina. Por exemplo, suponha que você meça 83 por 45 centímetros do suporte ao chão e lado a lado, você deverá cortar 88 por 50 centímetros. Marque com a caneta onde você irá cortar.

    Medindo o tecido (Marisa Lynch)
  3. Coloque o seu tecido marcado na esteira e use um cortador redondo para cortar no tamanho. Outra opção: se você não tiver um cortador, você pode usar uma régua ou uma borda reta para desenhar uma linha e cortar com a tesoura.

    Cortando o tecido (Marisa Lynch)
  4. Dobre cerca de dois centímetros de cada lado da cortina e passe o ferro para criar o vinco. Essa é a "bainha falsa".

    Passando o ferro na bainha falsa (Marisa Lynch)
  5. Corte faixas da fita que cola e coloque-as sobre a dobra que você acabou de passar ao longo de toda a cortina.

    Colocando a fita (Marisa Lynch)
  6. Pegue uma toalha úmida e coloque-a sobre a dobra. Certifique-se de que o ferro esteja na opção "seco", e comece a pressionar sobre o tecido. Segure o ferro no local por pelo menos 10 segundos para que o material grude, e depois mova a toalha e continue por toda a volta do tecido. Faça isso nos quatro lados.

    Passando com uma toalha úmida (Marisa Lynch)
  7. Acrescente os prendedores de cortina no topo do tecido. (Parecido com o espaçamento em cortinas de banho, 15 centímetros funcionam bem, porém isso pode variar de acordo com seu gosto. Para uma cortina mais esticada, coloque mais prendedores, para um visual mais dobrado, use menos).

    Acrescente os prendedores de cortina (Marisa Lynch)
  8. Pendure a cortina em seu suporte.

    As cortinas finalizadas (Marisa Lynch)

Dicas

  • Verifique as instruções no pacote da fita para informações adicionais sobre como usar o produto e os cuidados a se tomar.
  • Você pode ter que umedecer novamente a toalha conforme você trabalha ao longo do tecido.

Aviso

  • O ferro estará muito quente, então tenha cuidado ao pressionar o tecido.

O que você precisa

  • Tecido
  • Caneta
  • Cortador redondo e esteira, ou régua e tesouras
  • Fita que cola ao ser aquecida
  • Toalha úmida
  • Ferro e tábua de passar
  • Prendedores de cortina
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article