Mais
×

Como fazer cortinas de teatro de veludo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Volumosas cortinas de veludo penduradas sobre o palco são tradicionais em anfiteatros. Colocar uma dessas no seu próprio tablado, seja ele grande ou pequeno, acrescentará um aspecto de teatro antigo e grande para o público. Seu espaço para encenações teatrais pode ter uma cobertura decorativa de veludo, como a de um grande auditório, com apenas um pouco de medição e costura.

Instruções

Cortina de teatro (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Passo a passo

  1. Meça a altura pretendida para a cortina, considerando desde o teto até o chão do palco. Adicione 16 cm para deixar uma sobra, que se destina tanto para o topo quanto para as bainhas inferiores. Tire a medida do comprimento do palco e dobre esse valor para encontrar a largura do espaço em que a cobertura decorativa será instalada.

  2. Descubra o quanto de tecido você precisa comprar. Divida o comprimento por três e encontre a quantidade de metros que será necessária para cada painel. Faça a divisão do valor total da largura por 1,20 metros, que corresponde à largura de uma única peça do painel. Leve em consideração que essa dimensão, que vai de uma lateral à outra do palco, utiliza a maior parte do veludo.

  3. Com uma tesoura, corte os painéis de tecido a partir dos comprimentos que você mediu. Prepare exatamente o número de peças que irá percorrer todo o caminho através do palco, conforme o desejado.

  4. Costure os painéis de tecido em conjunto e para os lados, ou seja, longitudinalmente, alcançando a largura necessária para atravessar metade do palco. Repita a operação para a outra parte equivalente. Assim, você vai obter a abertura ao meio.

  5. Dobre a parte inferior da cortina em até dois centímetros e faça novamente mais uma dobra com essa mesma medida. Use alfinetes fortes ​​para segurar o tecido no lugar. Costure toda a extensão da borda, retirando os alfinetes conforme for terminando de unir as partes, para formar a bainha da base desta cobertura decorativa.

  6. Prepare o topo das cortinas para receber os ilhoses, dobrando o tecido para baixo em cerca de seis centímetros. Faça novamente uma dobra com medida igual à anterior. Firme o tecido usando alfinetes e costure toda a extensão dela.

  7. Faça marcas de giz, deixando uma distância de seis centímetros entre cada uma delas, por toda a extremidade superior do veludo. Um de cada vez, coloque individualmente um ilhó em uma única marcação. Martele-os no lugar. Quando terminar de anexar todas as peças, as cortinas estarão prontas para serem penduradas.

Dicas

  • Quando costurar os comprimentos do veludo juntos, assegure que o pano esteja sempre na mesma direção. Se você unir o tecido em direções opostas, ou seja, alternando a frente e o verso do material, poderá ter a aparência de haver duas cores diferentes.
  • Encomende o produto para a cortina de uma só vez. Remessas separadas podem apresentar tonalidades distintas.
  • Certifique-se de colocar um bloco de madeira por baixo do pano quando estiver adicionando os ilhoses. Assim, você protegerá não apenas a superfície em que está trabalhando mas também o tecido.

O que você precisa

  • Trena
  • Tecido de veludo
  • Tesoura
  • Linha suficiente
  • Máquina de costura
  • Alfinetes
  • Marreta
  • Ilhós
  • Bloco de madeira
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article